Q&A

Q&A 27/03/2015

By Eduardo Albuquerque - 3/27/2015

Todas as sextas-feiras eu respondo perguntas enviadas pelos leitores do blog. Se quiser me mandar uma, acesse este link e aperte enviar (ou tente nos comentários!).

Vamos ao desta semana!

O mercado de séries dos EUA e Europa produz muitos programas em que a atuação fora num elemento um pouco mais "real" enquanto no Brasil o foco das séries é mais teatral.
Você acha que isso poderia ser um fator de mudança determinante para aumentar o consumo interno de séries brasileiras?

Atenciosamente,
Zé do Netflix

Caro, Zé do Netflix

Antes de tudo, preciso entender melhor o que te leva a dizer que a atuação lá fora foca num elemento mais real enquanto aqui é mais teatral. Será que o motivo do que você quer dizer é a organização de câmeras habitual da TV brasileira, com cenários compostos de três paredes, forçando uma mise en scene e movimentação de câmera menos fluidas? Ou é uma tradição de atores teatrais e seus timings e impostação de voz?

Sendo qualquer um dos dois motivos, eu não vejo-os causando esta consequência no consumidor. A organização atores vs. 5 câmeras também é muito popular nos EUA, com os milhões de sitcoms bem sucedidos em sua história. A especificidade da mise en scene e movimentação de câmera acontece lá também. A impostação e timing teatral dos atores... cara, hoje em dia é raro ver na TV brasuca isso. Só na velha-guarda. Os atores, de um tempo pra cá, são todos filhos da telinha. Uma raça de atores que atuam para a TV (e muito bem; acho que temos alguns grandes atores - e muito lixo, como quase tudo na vida. 10% gênio 20% bom pra mediano 70% muito ruim). E mais, essa estranheza é muito vinda do que estamos acostumados como realidade... então, eu pego uma série britânica (você disse europa!) e acho tudo mega teatral por causa do sotaque e costumes.

Não é este o problema. De certo.

"Qual é, então?" - você me pergunta.

Não faço idéia. Mas posso te dizer a única coisa que pode fazer o consumo de séries aumentar: o dinheiro.

Telenovelas são um investimento muito caro para um consumo tão limitado. Você levanta aquele mundo todo e em 1 ano (às vezes menos) tem que destruir ele todo e construir um novo, deixando milhões de viúvos dele. Os telespectadores se investem emocionalmente naquele mundo e quando acaba já tem que entrar em outro? Cansa. Quantas novelas de sucesso que foram sucedidas por outra novela de sucesso você já viu?

O produto ideal é a produção serializada em temporadas, que vai te render até, sei lá... 8 anos ou mais de audiência, pois o que o público quer ver é isso. O desenvolvimento dos personagens que ele gosta. TV é o exercício de "ok, e depois?". Se você tem uma temporada, que tira férias e volta depois de um tempo com capítulos novos, você tem, constantemente, novas ondas de interesse. Os EUA tão aí há 50 anos fazendo isso com muito sucesso; não tem mistério.

Isto, aliado a conscientização da concorrência (que tem que parar de tentar imitar a Globo e desenvolver um "perfil" próprio), podem fazer o consumo de séries aumentar.

Ass: Eduardo do Hulu

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