Q&A

Q&A 11/09/2015

By Eduardo Albuquerque - 9/11/2015

Todas as sextas-feiras eu respondo perguntas enviadas pelos leitores do blog. Se quiser me mandar uma, acesse este link e aperte enviar (ou tente nos comentários!).

Vamos ao desta semana!

Existe alguma outra área onde um roteirista trabalha, sem ser cinema, teatro ou TV?

Carlos Muniz

Uma corrida intensa pela liderança de Q's enviados entre Muniz e Jef!

Cara, levando em conta que o roteirista, antes de qualquer coisa, é um escritor; sim, tem vários tipos de trabalho que ele pode fazer. Ele pode ser jornalista opinativo; nem se cobra mais diploma pra isso, certo? Pode ser redator publicitário. Enfim, pode lidar com trabalhos de criação em geral, se não na parte de execução (pois hoje em dia há muita especificidade visual) na parte da direção destes conteúdos, já que o roteirista, necessariamente, tem de ter uma boa compreensão do "todo" artístico-comercial.

Mas saindo do etéreo, como ROTEIRISTA, aquele que faz "roteiros", não. Ele meio que está confinado a estes meios citados (você esqueceu a internet!) e futuros outros pontos de contato entre público e obra audiovisual.

Saudações!

  • Share:

You Might Also Like

4 comentários

  1. Eu curso publicidade e praticamente virei o redator em todos os trabalhos em grupo. Ajuda muito. Mas acredito que o roteirista sempre deve estar atento as diversas plataformas de entretenimento.
    Algo que me chama a atenção Eduardo é o roteirista de programa de auditório. Como isso funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: Acima de tudo eu me considero um contador de historias. Já escrevi contos, romances, curtas, longas, pilotos de série, web séries, textos publicitários, textos para historias em quadrinhos e livros interativos para games. Ou seja, acho que o campo é grande, claro que o FOCO em uma delas é importante para se especializar e mostrar um bom trabalho.

      Excluir
    2. Que tipo de programa de auditório? Tipo... Friends, Sai de Baixo, Vai que Cola são programas de auditório, mas isso não afeta em nada o roteiro. Se você está falando de uma coisa mais "Silvio Santos", onde o auditório participa e há quadros etc. e tal, o que chamam de "programa de variedades", o roteirista continua sendo um roteirista. Ele que vai dar as palavras pro apresentador enunciar, bolar os "jogos" (quando aplicável) e sequenciar corretamente as atrações etc. e tal. O que deve mudar é a formatação do roteiro, pois, como é uma peça técnica, atende a outras especificações.

      Excluir
  2. Uma pergunta futura Eduardo. Para o produtor brasileiro o que é mais importante:
    Uma roteiro com uma historia super criativa OU
    Um roteiro que pode ajudar a trazer financiamento?

    ResponderExcluir