Writer Emergency

By Eduardo Albuquerque - 12/14/2015



Procurando um presente de natal praquele amigo (ou pra você mesmo) que é criativo e gosta de escrever? Confia na dica: compra o Writer Emergency!

Ajudei a financiar a produção do Writer Emergency no Kickstarter em Novembro do ano passado e, por causa do sucesso do crowdfunding, já em Dezembro, os decks estavam sendo enviados. Escolhi mandar pra casa da tia da minha namorada em Miami, pois achei que poderia haver mais dificuldades se mandassem direto pra cá. Toda hora alguém tava indo pros EUA e o deck é nanico; não me sentiria sem graça de pedir pra trazer, pois não ocuparia espaço algum na mala. Mais aí, claro, sabe como é, né? Minha mãe, meu irmão, minha avó, amigos, cachorros e papagaios viajaram pra Miami, mas por mil motivos nunca buscavam, esqueciam na hora H de trazer... eu já estava desesperado. Mais de um ano se passou, o deck já estava à venda em lojas normais, até que, um mês atrás, finalmente uma amiga da mãe (e da tia) da minha namorada trouxe e FINALMENTE botei as mãos no meu Writer Emergency! (O engraçado é que veio com uma carta especial dando acesso exclusivo aos financiadores à compra de um deck "dark mode", mas tinha que usar até março de 2015, então... hehehe)

A espera valeu a pena! O Writer Emergency é mesmo muito bacana. Tanto pelo lado prático, quanto pelo lado lúdico. Me arrependo de ter comprado só um deck... tenho que comprar outro porque, com certeza, em breve vou ter usado tanto eles que estarão gastos. Fora que é bom ter um em casa, outro no escritório, um pra viagens e uso com outros roteiristas etc.

O que é exatamente?  Writer Emergency é um deck de cartas criado pelo incansável roteirista John August (pai também do excelente software para roteiros Highland) com dicas úteis para aqueles momentos nos quais o escritor está preso, sem saber para onde ir em sua história. São 26 cartas que trazem proposições de mudanças em sua história. Alterações no contexto/universo, na trama, na dinâmica dos personagens, na linguagem da sua narrativa... enfim; diversas sugestões que servem como uma espécie de diabinho criativo no seu ouvido falando "E se...?"

Naturalmente fazemos isso no processo de escrita - eu, pelo menos, vivo contestando minhas decisões criativas. É muito cansativo. (Mas necessário!) - e ter estas sugestões mastigadas e prontas para serem randomicamente consideradas é muito refrescante. Sim, porque, no processo, acabamos tendenciosamente limitando estas sugestões criativas aos problemas que encontramos, porém muitas vezes a solução está no ajuste de uma parte teoricamente distante do que concebemos como o problema. Estamos focados na consequência (personagem: protagonista é chato) e não na causa (trama: protagonista não tem nada a perder). A doideira de uma sugestão aparentemente pouco exequível para a sua história pode ser exatamente o que ativa os Homenzinhos que moram no fundo da sua cabeça à mandarem um fax pra você dizendo "achamos a solução para a história!".

As ilustrações são um show à parte

As sugestões são ótimas, as ilustrações por si só já te transportam à novas idéias. Você pode usar as cartas tanto como uma espécie de Minutos de Sabedoria, aquele livrinho onde cada página trazia uma rápida e curta reflexão, sorteando uma carta qualquer do deck, ou olhando uma a uma pra encontrar a melhor sugestão (acho sem graça e com pouco efeito assim, mas...) ou até um I Ching, criando um código elaborado e super seu, usando, sei lá, as horas, a página onde está emperrado até chegar a uma letra/número que corresponda à carta. Tem umas cartas com sugestão de "jogos" com o deck, que podem ser feitas tanto para a diversão quanto para a solução dos problemas criativos - o projeto do Writer Emergency fez um trabalho muito legal de doar uma porrada de decks para cursos e classes e programas de escrita criativa para jovens - e eu tenho uma sugestão também de jogo/processo pra se divertir e/ou solucionar seu problema criativo. Eu chamo de "Survivor game" (ou "Rei da mesa", pros brasileiros):

Você (e seus parceiros, se houverem) selecionam 5 cartas randomicamente. E viram elas de cabeça pra baixo para que não vejam quais são. Revele as duas do topo e considere qual soluciona melhor o seu problema ou, pelo menos, qual tem mais a ver com o seu problema (mesmo que ambas não ajudem muito; escolha a que atrapalhe menos). Discutam o porquê. A carta vencedora fica na mesa, a perdedora é eliminada. A próxima carta é revelada e colocada contra a vencedora da rodada anterior. Discutam se a nova se aplica melhor à história, viagem nas possibilidade e votem em quem ganha. A perdedora é eliminada e revela-se a nova carta. Repita o processo pela última vez. A carta que ficou na mesa por último é a rei da mesa/survivor e será aplicada à história. O bom desse processo é que testa bem a sua confiança na solução e sedimenta uma evolução orgânica do seu pensamento. Você vai realmente ter discutido o seu problema, visto ele sob vários aspectos, avaliado diferentes possibilidades e se comprometido a um caminho, senão definitivo, no mínimo mais maduro. E se divertiu fazendo tudo isso, então... bonus points!

Recomendo muito pros amigos e aproveito pra desejar boas festas, muita piada de peru e rabanada, luz e sucesso pros meus queridos companheiros da Sala dos Roteiristas!

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários