Q&A

Q&A 11/03/2016

By Eduardo Albuquerque - 3/11/2016

Todas as sextas-feiras eu respondo perguntas enviadas pelos leitores do blog. Se quiser me mandar uma, acesse este link e aperte enviar (ou tente nos comentários!).

Vamos ao desta semana!

O que é um beat em um roteiro?
Já lí vários e sempre encontro um "(beat)", que me deixa confuso!!

Pesquisei, mas só achei sobre Beat Sheet, e acho que não é isso, é?


Obrigado, e parabéns pelo blog!
Herison Piza

Fala, Herison!
Obrigado pelas palavras e seja bem-vindo. A Sala é nossa!

"Beat" é inglês para "batida", "batimento", ou seja, uma pausa. O "(beat)" que você vê no meio das falas é uma marcação que o roteirista faz para o ritmo da fala do personagem. É inserido para que o ator não emende uma frase na outra e separe um pensamento do outro. Pode ser usado para pontuar uma piada, uma intenção e uma alteração de ritmo/lógica da fala. Individualmente ou combinando dois (ou mais) destes usos.

OBS: Também tem quem use o "beat" na linha de ação pra designar a pausa curta na movimentação dos personagens. Tipo: "FULANO vem andando pela rua, quando, subitamente, pára. Um beat. Estaria sendo seguido? Resolve continuar seu caminho.". A diferença é que, neste caso, o "um beat" é apenas um caso de estrangeirismo - o roteirista poderia tranquilamente escrever "Uma pequena pausa", mas, na eterna briga por espaço branco na página, optou pelo curto "beat" - enquanto, no caso do "(beat)" no meio do diálogo, trata-se de um "comando" terminológico próprio à formatação de roteiros, que adotamos dos EUA pois nunca fizemos nenhum "acordo ortográfico" master entre os profissionais do audiovisual de como seria a terminologia brasileira para roteiros. É por esta razão que você vê em roteiros brasileiros o uso de "CONTINUOUS" e "LATER" nos cabeçalhos de cena e tal. Os mais hardcores usam até "DAY" e "NIGHT", mas isso eu escrevo "DIA" e "NOITE" mesmo, porque, po, não tem porquê não: não existem sinônimos absolutos e pragmáticos pra essas duas palavras (treva e escuridão são poéticos demais) .

Que bom que te ajudei! 
(beat) 
Ajudei, né?

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. \o/ muuuito obrigado!! Me ajudou demais :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;) fico feliz!
      Mas achei que podia mastigar ainda mais a informação, dando exemplos e tal; então fiz um post mais completo sobre o assunto aqui http://www.saladosroteiristas.com.br/2016/03/usando-o-beat.html

      Obrigado pela boa pergunta!

      Excluir