NaNoWriMo

By Eduardo Albuquerque - 11/01/2016



Desde o começo desse site falei pra mim mesmo que não ia fazer posts "motivacionais" por aqui. Minha idéia era ser técnico; todos outros sites sobre roteiro que via por aí eram muito "acredite em você, não desista da sua idéia, escreva até o final". E sempre achei isso meio sem sentido. Só fazia sentido para roteirista amador. Independente de estarem pagando ou não, quem escreve MESMO nem tem esse dilema. Você escreve porque precisa e não por um capricho. É uma necessidade vital de ser criativo através das palavras antes de qualquer coisa.

Mas hoje eu vou interromper um pouquinho esse pensamento pra, no campo motivacional, atacar um assunto que, no fim das contas, é técnico: escreva. Não importe o que aconteça: apenas escreva. Isso é pra você, mas serve pra mim também. Nosso trabalho como roteirista se dá na tentativa e erro e tentativa de novo. Nesse re-fazer nós burilamos nossa técnica e, nem que não seja praquele projeto específico, melhoramos e aprendemos e nos desenvolvemos pra conseguir fazer melhor e com mais facilidade o nosso trabalho.

Com isso em mente, nesse mês acontece o NaNoWriMo, que é o National Novel Writing Month, ou "Mês nacional da escrita de romance", que é um movimento onde vários escritores usam Novembro como um mês-incentivo à escrita. E mais, na real: um mês-incentivo a escrever o primeiro tratamento do que quer que seja. Escrita livre, sem auto-edição. O propósito é conseguir números. Palavras no papel e nada mais. Como funciona: durante todos os dias de Novembro (sim, não tem desculpa de sábado ou domingo) você escreve o quanto der para, ao final do mês, ter um romance escrito. Os participantes entram no site NaNoWriMo.org e vão dizendo seu progresso dia-a-dia "Fiz mil palavras hoje!", "Escrevi 300 palavras, mas de um momento crucial onde meu personagem principal encontra o vilão"... alguns até postam suas páginas. Tanto faz, o importante é compartilhar o progresso como forma de auto-motivação, pois os outros escritores vão lá e falam "Uhu! Parabéns! Bora junto!" etc.

Em Dezembro do ano passado eu fiz um NaNoWriMo fora de época no meu twitter (@microthoughts, pra quem não me segue) e esse ano vou fazer direitinho à partir de hoje, 1º de Novembro. Apesar de originalmente ser de livro, o que importa é a ferramenta. Use-a pra escrever seu filme, seu conto, seu post de blog, sua história; seja o meio que for.

O mais importante trabalho de escrita é a primeira passada. É a primeira vez que botamos palavras num papel para formular o nosso pensamento. E é uma faca de dois gumes, pois é ao mesmo tempo o mais importante, mas também o mais trivial, uma vez que, de certa maneira, você sabe que ainda vai re-escrever muito aquilo; logo é imperativo que independente de qualquer coisa se termine o que você está escrevendo seja do jeito que for, para, aí sim, começar a tornar o que foi escrito em algo bom. E o NaNoWriMo é um bom estímulo para que lembremos que temos que escrever esssa primeira parte sem nos cobrarmos muito, senão nunca conseguiremos chegar ao resultado final. Toda jornada começa com um primeiro passo, certo?

Mais alguém vem junto nessa? Bora postando os resultados! To muito pegado, cheio de coisas (vocês devem ter reparado pela minha ausência), mas o NaNoWriMo não aceita desculpas, apenas palavras no papel. E, por falar nisso, sem contar as desse post, hoje eu já deixei 1339 palavras no papel.

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Não sei se é apenas no meu navegador, vou instalar outro para fazer o teste, mas acredito que seu template tá com um bug...
    Fica tudo numa única coluna e alguma fontes como se fossem do HTML...

    Obrigado pela dica, vou tentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, isso já aconteceu outras vezes e voltou sozinho depois ao normal.
      Não faço a menor idéia do porquê de ter acontecido e nem de ter voltado ao normal hehe. Tomara que volte logo ao normal, porque fica feião.

      Excluir