Domínio Público Afetivo

By Eduardo Albuquerque - 12/01/2016



Em filmes volta e meia usa-se uma música de forma diegética em uma espécie de "PA-PUM". Os personagens a escutam, comentam/debocham dela (geralmente no começo do segundo ato e nunca depois do Midpoint)... PA! E, depois, no terceiro ato, a evocam, de novo diegéticamente ou não, seja para uma lição, seja para trilha sonora da batalha que vão enfrentar (as vezes, mais raro, usam no Dark night of the soul como elemento de "resgate" do protagonista à missão)... PUM!

Tem diversos exemplos, se você passar a prestar atenção nisso. De cabeça lembro do "Casamento do meu melhor amigo" com "I say a little prayer", da música do "Flashdance" (she's a maniac maaaaniac on the floor) naquele filme do Owen Wilson e Vince Vaughn do Google ("The Internship") e da excelente "Waterfalls" do TLC no igualmente excelente "We're the Millers". A escolha dessas musicas não é fácil. Você quer que seja algo que conecte com o máximo de gente possível ao mesmo tempo que não seja algo muito óbvio; que as pessoas pensem "uou, eu nem lembrava dessa música!" e a nostalgia, mais do que qualquer coisa, o faça conectar e desfrutar da música um pouco de verdade, um pouco ironicamente. As vezes nem precisa ser um PA-PUM, basta um PA bem aplicado que a galera sai do cinema e fala "putz! E aquela parte da musica X!!!" ("In the Air" do Phil Collins em "Se beber não case"?)

Pois bem, como já disse outras vezes, musica muito me interessa e esse post na real é só pra dizer a todos que entendem o acima escrito, que eu acredito que duas músicas estão madurinhas para serem exploradas dessa forma irônica e podem conseguir bons resultados por não ser nem tão velhas nem tão novas... Enfim; por estarem nesse perfeito estranho lugar de nem tão lá nem tão cá da memoria afetiva das pessoas: "Complicated" da Avril Lavigne e "Tubthumper" do Chumbawamba. Aliás, Tubthumper tá quase passando do ponto. Eu procurei e fiquei bolado que não usaram ainda. Corram.

Aqui no Brasil, anuncio também que "Jeito Sexy" da Fat Family também está disponível para ser usada. E eu queria muito que "Deixa disso" do Felipe Dylon entrasse nesse pantheon também; mas acho que o tempo passou demais e ninguem nem re-conheceria.

MINI BRAINSTORM: vale transportar essa noção da música para acontecimentos de forma a despertar seu cérebro para novas histórias. Qual evento que já tá quase passando do tempo e pode ser trazido a tona numa história que perpasse-o de alguma maneira? A Copa de 1998? A batalha pra ver quem é o king of NY entre Nas e Jay-Z? O bug do milênio?

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários