Q&A

Q&A 30/01/2015

By Eduardo Albuquerque - 1/30/2015

Todas as sextas-feiras eu respondo perguntas enviadas pelos leitores do blog. Se quiser me mandar uma, acesse este link e aperte enviar (ou tente nos comentários!).

Vamos ao desta semana!

Como o orçamento de uma produção afeta o roteiro?

Atenciosamente,
Carlos Muniz

Grande Muniz!

Bom, como NÃO afeta um roteiro? hehe

Olha, Karl Marx foi muito feliz quando disse que a "infraestrutura dita a superestrutura". Isso é muito verdade. Eu acho que é obrigação do roteirista (e os outros ao redor devem proporcionar um ambiente propício para que isso aconteça) escrever seu primeiro tratamento sem "qualquer" preocupação com o orçamento. Focado na história e no seu desenrolo natural.

Coloquei as aspas no qualquer preocupação porque é impossível; a gente naturalmente se edita na hora de colocar um avião sendo atingido por um míssil no meio de Hong Kong. E que bom que o fazemos! Mas se a sua história pede um momento de ação e adrenalina; você tem que poder escrever um! Mesmo que ok, depois você adapte à realidade da sua produção - estes problemas são ótimos desafios para quem é criativo; se bem feita, uma perseguição à pé pode ser tão empolgante quanto uma de carro (porém bem mais barata). O lance é que o ponto de partida criativo de um projeto deve ser o roteiro e não o orçamento! Roteiro primeiro, depois ver quanto custa.

Gosto de fazer isso: assegurar um primeiro tratamento onde eu possa ir "livre", escrevendo a minha visão, com tempo, tendo "o que for melhor para a história" como resposta para qualquer pergunta. Graças a Deus fui mimado e até hoje só lidei com Produtores que pensam assim e me ajudaram a fazer desta forma. Depois, à partir do segundo tratamento, é hora de dar as mãos para os produtores e caminhar junto em direção ao que eles querem/podem, sem deixar vocês dois (e o filme) caírem e/ou você escorregar e perder a mão dele, ficando sozinho e para trás. É uma brincadeira de ele trazer problemas e você transformar em trunfos. É bem divertido, na verdade!

Então, antes de começar um projeto, eu tento entender com os Produtores qual é o tamanho do filme para que eu o pense dentro desta estimativa. É 3-6 milhões? Vamos cortar aquela explosão, concentrar/administrar personagens, verificar com olhos financeiros o Scene Heading, especialmente a questão DIA/NOITE (luz custa caro!). É 8-12 milhões? Chama o Leandro Hassum e vamos continuar cortando aquela explosão e todo o resto!


VERSÃO TL;DR
Afeta indiretamente, diretamente e totalmente. Seu trabalho é adaptar (sempre fiel à sua história) de maneira a parecer que não afetou em nada.


Abração e Saudações Tricolores!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários