Q&A

Q&A 10/04/2015

By Eduardo Albuquerque - 4/10/2015

Todas as sextas-feiras eu respondo perguntas enviadas pelos leitores do blog. Se quiser me mandar uma, acesse este link e aperte enviar (ou tente nos comentários!).

Vamos ao desta semana!

Boa tarde!
Sou da cidade do Rio de Janeiro e gostaria de saber onde há cursos para Roteiristas iniciantes, de preferência On Line.

Desde já agradeço,
Wander

Fala, Wander!
Tudo beleza?

Cara, o curso da Escola Darcy Ribeiro é bem legal e tradicional. Respeitado. Muitos conhecidos o fizeram e tem boas coisas para falar sobre ele. E recentemente a Academia Internacional de Cinema abriu filial no Rio de Janeiro e passou a oferecer cursos de roteiro (tanto escrita livre quanto específico para TV e outros programas intensivos etc.). São os primeiros semestres do curso, mas com um time muito interessante de professores (incluindo o meu próprio professor na PUC, o roteirista de blockbusters como "Bruna Surfistinha", José Carvalho) e supervisionado pela querida e igualmente brilhante colega Aline Portugal, com certeza tem tudo para ser um senhor curso. Então, recomendo que você se inteire dos dois!

Mas fora esses dois, e especialmente online, não posso te ajudar mais do que recomendando aquela velha arte de digitar as letras mágicas G-o-o-g-l-e ;)

Boa sorte e mete bronca!

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Olá, aqui é o Jeferson. Você fez um curso em uma das duas instituições? Se fez, quando fez qual era o seu grau de conhecimento? Começando do zero ou tinha uma noção e um portfolio, Por exemplo pra você entender a minha pergunta. Um sujeito não profissional, mas que já tem um portfolio de projetos - que já escreveu e reescreveu roteiros - vai encontrar coisas novas.
    Você já está no mercado, tipo tem alguma coisa produzida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Jeff!

      Não, eu fiz faculdade de cinema na PUC-Rio (onde tive aula com o José Carvalho e fui contemporâneo - talvez um período acima, não lembro - da Aline Portugal, ambos citados e envolvidos com o curso de roteiro da AIC).

      Quando eu comecei não foi do zero, pois já tinha a minha experiência de ator e de, por isso, ler muitos roteiros. Também sempre escrevi no meu blog pessoal, revista em quadrinho... coisas de criança/adolescente. Agora, independente de ter experiência/familiaridade com o assunto ou não, sim, eu defendo que vai encontrar coisas novas sim. Mesmo que não seja no conteúdo programático. Acredito firmemente que o "espaço" de discussão de uma faculdade (ou curso), por somar tantas visões diferentes etc., propicia uma experiência de expansão de compreensão para quem embarca nessa viagem. As relações que fazemos fora de aula, o intensivão no assunto com pessoas de interesse comum... são muito interessantes, fazem muito valer a pena. Sempre temos coisas novas a aprender. Se não sobre a matéria, sobre nós mesmos. E considerando que escrever é dar um pouco de si mesmo... ligue os pontos.

      Sim, já escrevi um programa para o Multishow, outro pro canal Premiere e meu primeiro longa ("A esperança é a última que morre"), estrelando Dani Calabresa, Danton Mello, Katiuscia Canoro e Rodrigo Santana estréia esse ano nos cinemas. Nesse post http://www.saladosroteiristas.com.br/2015/01/open-with.html eu me apresento um pouco, mas é importante também dizer que ter coisas "publicadas"/"filmadas"/"lançadas" não é o determinante para que nos consideremos "no mercado" quiçá roteiristas. É importante, claro, mas eu estou nessa de roteiro desde 2006 trabalhei com muita gente brilhante em coisas que não viram a luz do dia e isso conta muito para minha experiência (e o mercado em si até sabe/reconhece isso) ou seja, o que conta para alguém se dizer roteirista é uma coisa só: escrever roteiros. Constantemente. Aos poucos você vai se introduzindo, fazendo pessoas lerem o que você faz, entrando numa boa aqui, numa roubada ali e por aí vai...

      Excluir