Cinema e Audiovisual na ESPM

By Eduardo Albuquerque - 5/05/2015



À partir do segundo semestre deste ano a ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro vai oferecer curso de graduação em Cinema e Audiovisual e isso é uma excelente notícia pra todo mundo que vive e gosta desta área! Ainda mais por ser a ESPM, uma instituição séria, que com certeza vai entrar para contribuir e somar na formação de bons futuros profissionais.

Dando uma olhada na grade curricular vejo que o foco da formação é a área de produção, no entanto, muito mais bem estruturada (ou exclusivamente focada) do que em outras excelentes faculdades que também tem um bom lastro de formação voltado a produção, como a PUC-Rio e a Estácio. Achei muito legal e necessário (sem contar que super coerente com o "espírito"/marca ESPM) matérias como "Direitos Autorais, Patrocínios e Contratos", "Economia e Política do Cinema e Audiovisual" e "Distribuição e Exibição Cinematográfica".

O curso claramente não é recomendável para quem deseja ser Roteirista. Sua única cadeira cristalinamente de roteiro de cinema (tem umas outras que parecem ser ciclo básico de "escrita" em geral) possui apenas 2 créditos, ou seja, só pra dar um cheiro, uma base pro produtor. Meio tipo gerente que tem que passar rapidamente por todas as posições pra entender todos os processos da empresa na pele. Mas isso é zero problema, pelo contrário, o vital é termos sólidas instituições como esta buscando sempre dispôr o conhecimento de acordo com sua vibe educacional. O ruim é toda faculdade ser igual a outra. Temos que ter específicas pra mercado, específicas para "arte" e abrangentes à ambas as áreas. Temos que ter academia para algumas áreas que requerem tempo e discussão e cursos técnicos fortes para outras posições que demandam mais prática e não tanta discussão.

Então longa vida e muita sorte à ESPM! Esperemos boas coisas vindas de lá! Só teremos a ganhar.

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Amanha participarei de uma palestra com o consultor literário James McSill sobre Storytelling. Como tenho tirado muito do blog, quero ter a oportunidade de acrescentar alguma coisa, então dentro do que conseguir de novas informações no âmbito escrever historias, vou enviar para você.
    Jeferson

    ResponderExcluir