BRAINSTORM: E se fosse em outro lugar?

By Eduardo Albuquerque - 6/18/2015


 
No último Brainstorm, propus como exercício pegar fatos marcantes e os imaginarmos com um diferente desfecho. E se a independência do Brasil não tivesse sido decretada pelo rei de Portugal (!) e sim pelo povo brasileiro insurgente? Será que teríamos uma sociedade mais proátiva, que espera menos que tudo se resolva "de cima pra baixo"? E se Silvio Santos ganhasse a eleição de 89? Será que o Lombardi ia ser o porta-voz da presidência? (Ia ser muito irado).

Hoje é quase a mesma coisa, mas diferente. Minha idéia para bagunçar suas idéias e, quem sabe, assim, te ajudar a encontrar idéias de história ou saídas para outros assuntos nada a ver é perguntar: E se algo similar à uma história que conhecemos acontecesse em outro lugar? E se um escândalo a la Bill Clinton-Monica Lewinsky acontecesse num país *pitoresco* como o Brasil... a história era outra, né? E não seria ainda mais difente se levássemos para o outro espectro; um país mega radical do Oriente Médio? Esses filmes de contenção de danos (Ebola, todo filme de Zumbi etc.) se passam em países desenvolvidos... se rolasse aqui no Brasil, a história não teria toda uma outra pegada? A impossibilidade de resolver por falta de recursos, a incapacidade de resolver por falta de organização cultural-social, a desunião do país enquanto coletivo...

Nós, humanos, somos muito referenciais. O lugar muda tudo. Isso é uma lição para roteiristas por si só; uma cena pode ganhar significados (e relevância) muito diferente dependendo de onde ela se passa. Vale pra você olhar suas cenas e ver se não tem outro cenário no qual sua cena fica mais interessante, mas vale principalmente pra achar uma história original só pelo fato dela respirar um ar diferente.

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. A independência do Brasil foi declarada pelo príncipe,não o rei de Portugal. Dom Pedro I só se tornaria rei de Portugal anos depois e abdicaria após algumas semanas de reinado. E aliás, adorei o site, muito informativo.

    ResponderExcluir