Quebrando episódios através de interjeições

By Eduardo Albuquerque - 11/17/2015


 

Ok, a questão dos "act breaks" e sua importância foi abordada, mas apenas descobrir os pontos de "wow" não foi o suficiente para que você deite sequencialmente os movimentos da sua história, certo? Mais que isso: às vezes é humanamente impossível um ponto de "wow" ser muito separado do outro e você não quer banalizar o tempo emocional de seu espectador; cada bloco tem sua média de duração (em breve falo sobre isso) e é importante respeitá-la.

Então você vira pra mim e pede pra que eu diga se há alguma técnica para se quebrar um episódio. Eu respondo: não há. Ou melhor; não há uma.

Isso dependerá exclusivamente da sua história e das obstruções criativas da emissora na qual seu conteúdo será exibido. Mas talvez se eu mostrar um exemplo fique mais fácil de entender e você desenvolver a correta para a sua história.

Esta é uma forma pateta de quebrar uma história em 5 blocos, que eu chamo de "quebrando um episódio através de interjeições"

Cold Opening - um teaser do que vem por aí
1º- WHAT?! Mundo comum será abalado por um "monstro" novo na cidade. Act Break: personagem dá de cara com a destruição do monstro. Vai dar merda!
2º- HOW?! Após descobrir o que esse monstro quer, se vê em risco de colisão! Act break: cara-a-cara com o monstro! Agora vai rolar porrada!
3º- FUDEU! Fight, descobre que o monstro é muito pior do que imaginava. Act break: All is lost! O monstro avança no Personagem que tá na merda. Vai morrer, já era.
4º- UFA! Personagem faz a mágica dele, mata o monstro e tudo volta ao normal até a semana que vem.

Deu pra visualizar?

PS: O "monstro", a "destruição" e a "luta" até podem ser levadas ao pé da letra dependendo do estilo da sua série, mas, obviamente, você deve lê-los como uma metáfora para que possa aplicar em qualquer caso/estilo.

PS2: Eu parti do pressuposto stand alone, pois quando quebramos um episódio, estamos quebrando um episódio; logo é um pensamento stand alone. Mas se sua série é serializada, é importante que o episódio acabe com uma proposição para a próxima semana. Um cliffhanger que turbine a curiosidade e expectativa do espectador até o próximo episódio. Algo tipo "E agora?!"ou, pra ficar mais ou menos no campo da interjeição, "PQP!".

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários