Não guarde todos os seus segredos

By Eduardo Albuquerque - 1/25/2016




Este vídeo do McDonald's, além de nos deixar com fome, pode nos ensinar valiosas lições de storytelling televisivo.

Todos, especialmente na TV, temos que ter cartas narrativas na manga, surpresas para que o espectador siga se perguntando "e agora?! o que acontece depois disso?!" e volte semana que vem. No entanto, é sedutor se prender a estes "mistérios" e "segredos" e esquecer algo fundamental: os segredos e mistérios devem servir nossos personagens e suas tramas e não o contrário.

Este é um (dos vários) mal(es) do legado de Lost e outras séries de "gênero" que se enamoram por uma premissa que dificilmente trará resolução ao invés de focar no drama humano que a premissa traz. A história célebre de JJ Abrams e a caixa de mistério de seu avô é perfeita como alegoria, mas se não houver uma sustentação dramática dos "???", não haverão "!!!" por parte dos espectadores, entende?

Era comum na época o fandom de Lost dizer "Não vai ter mais série, se revelar o que é X" (onde X podia ser: a ilha, o urso polar, os Outros, a escotilha, Jacob...). Eu sempre discordei frontalmente. Cada resposta suscita 2 novos caminhos. A ilha é x, y, z? Vai ter a galera que quer sair dali, vai ter a galera que quer ficar ali... isso vai gerar mais conflito/drama e vamos abordando-os e no meio novos mistérios acontecerão e aflingirão nossos personagens, que serão postos a novas decisões e assim irá se multiplicando até perdermos o interesse.

O que estou dizendo é: faça como neste vídeo, onde o McDonald's não teve medo de enfrentar o espinho; pegou o seu "mistério", tratou-o de forma adulta, revelou o segredo e fez disso seu conteúdo - e, de certo modo, sua força. Não economize seus mistérios, viradas e momentos "uau!". Gaste-os! Pode ser que você seja cancelado logo na primeira temporada e aí do que adianta falar "poxa, eu tinha isso e aquilo programado pra segunda e pra terceira temporada que ia ser irado..."? Dose o ritmo pra que haja tempo de curtir o mistério, mas coloque todas as cartas que couberem na mesa. Confie em você e sua sala de roteiristas para descobrir novos mistérios, segredos, viradas e "uau!" à partir da resolução dos que você já botou para jogo.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários