Livros de Roteiro

By Eduardo Albuquerque - 1/10/2015


Então você, que era só curioso, quer entender mais sobre esse negócio de roteiro e precisa de uma dica de por onde começar?

Bom, sou romântico e acredito no conceito de escola, de agregação de pessoas com interesses comuns se comunicando e desempenhando atividades sob a supervisão de (alg)uma(s) figura(s) mentora(s) e uma lanchonete/casa de diretório onde todos se encontram e rola muita maconha e pegação.

Mas como a vida não é cor de rosa e isso requer tempo e dinheiro (coisas que cada vez são mais difíceis de se ter), sempre me pego tendo que indicar livros para amigos que querem entender um pouco mais sobre a base teórica de um roteiro e sempre me pego indicando dois livros: “The Writer's Journey” de Christopher Vogler e “Save the Cat!” de Blake Snyder.

Existem outros livros até mais bem cotados, como o “Story” do Robert McKee e “Screenplay” de Syd Field. Leia-os também, se puder! Mas, opinião pessoal, estes abriram a porta (em uma linguagem muito “antiga”) e aqueles aperfeiçoaram e simplificaram o entendimento do que é de fato essencial.

O Save the Cat! tem uma legião de fãs que o discutem muito na internet (gerando extenso material para te ajudar a praticar) e é mais focado no lado pragmático de um roteiro e sua estrutura narrativa de três atos. Já o livro de Vogler foca mais num aspecto “filosófico” dos porquês de cada material de construção escolhido para a sua obra, focando na psicologia do percurso do seu herói. Acho que um complementa bem o outro.

Roteiros são fórmulas. Você precisa masterizar a estrutura e, uma vez entendida, é questão de experimentar, brincar, deixar a imaginação solta. Aprender fazendo, lendo outros roteiros e discutindo-os. Aqui entra de novo a beleza de uma faculdade e a imersão coletiva num assunto... pense com carinho no investimento! Mas, de toda forma, acredito que com estes dois livros você terá uma boa base pra começar. Boa sorte!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários