Q&A

Q&A 16/01/2015

By Eduardo Albuquerque - 1/16/2015

Todas as sextas-feiras eu respondo perguntas enviadas pelos leitores do blog. Se quiser me mandar uma, acesse este link e aperte enviar (ou tente nos comentários!).

Vamos ao desta semana!

Pergunta enviada por: Edward

Você na segunda mencionou uma técnica que é usada para mostrar o "low-point" de um personagem, que é quando tudo dá errado no ato dois, coloca-se ele de volta nas situações que eram boas para demonstrar como é ruim agora. No caso do 21 Jump Street, e acho q posso dar de exemplo também "Nunca fui Beijada", o filme começa mostrando os personagens tendo problemas em uma situação (ou local) específico, e eles mais na frente na vida tem oportunidade de se redimirem na mesma situação. Obviamente tudo da errado de novo, caso contrário não haveria o momento de redenção dos "heróis" da história. Honestamente não me lembro da série de TV, mas achei ambos os filmes muito divertidos


Fala, Edward!
Verdade!

Nem sempre o que chamamos de "Mundo Comum" (o status quo do protagonista antes de algo acontecer e mudar "definitivamente" sua vida) é positivo. Às vezes começamos o filme mostrando um status quo que desagrada o protagonista e algo acontece que muda sua vida para melhor ou que dá, como você apontou muito bem com os exemplos, a chance de "reescrever" a história deles.

Mas se ele entender isso e fizer tudo diferente dessa vez, o filme acaba. Então, seguindo a estrutura narrativa em três atos, precisamos fazê-lo perder esta "chance" que ele conquistou por conta de conflitos com outros personagens (ou conflitos internos mesmo), de maneira que, quando isso acontecer, o protagonista vai estar pior do que quando o filme começou.

Em verdade, este tipo de construção com um Mundo Comum negativo dá mais facilidade na hora de construir empatia pelo seu heroi, eu acredito. É sempre duro perder algo, seja a forma como for; mas pensa bem como é pior ter uma chance de reescrever seus erros e... falhar de novo! Pior do que estar na lama é ter o gostinho de ficar limpo e logo depois ser obrigado a voltar à lama. Então, ok, ele não vai voltar mais para o seu Mundo Comum que antes lhe bastava e o descobrir como vazio, mas vai voltar pro Mundo Comum negativo e se penintenciar por não ter sido capaz de evoluir perenemente daquela situação. Vai olhar pro céu e gritar "Oh, Deus! Por que me abandonaste!" (metaforicamente, claro. Senão fica cafona.)

Abração!

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários