Q&A

Q&A 23/01/2015

By Eduardo Albuquerque - 1/23/2015

Todas as sextas-feiras eu respondo perguntas enviadas pelos leitores do blog. Se quiser me mandar uma, acesse este link e aperte enviar (ou tente nos comentários!).

Vamos ao desta semana!

Oi, Eduardo! Tudo bem? Então, meu nome é Rafael, gosto muito do seu site, e gostaria que vc me ajudasse com algumas perguntas :) Sou jovem ainda, mas quero dirigir filmes. Entao, gostaria de saber qual foi o seu caminho até conseguir se firmar. Você já conhecia gente do meio? Você já fez algum filme seu (direção e roteiro) e captou recursos para isso, ou trabalhou somente como roteirista para produtoras? Como se capta recurso nesse país? É preciso ter uma produtora forte por trás? Enfim, vamos falando :) obrigado pela disponibilidade e um grande abraço.

Atenciosamente,
rafael

Fala, Rafael!
Fico muito feliz de saber que você está gostando! Vamos às suas perguntas, dividindo-as em duas:

1) Sobre o meu caminho para me firmar... olha, foi longo e cheio de curvas. E nem sei se posso falar que me "firmei",  pois apesar de estar "firmado" o suficiente para viver apenas disso, pagando plenamento minhas modestas contas - o sempre caro aluguel da Zona Sul Carioca + despesas de uma vida em casal etc. - ainda não sou um nome indispensável ao meio, muito porque talvez isso nem exista. Roteiro/roteirista são muito desvalorizados - o espectador dificilmente vai ver um filme só "porque ele foi escrito por Fulano!"; pra isso tem que partir do princípio que o espectador sabe o nome dele! - então tudo isso pode ir embora se eu relaxar e não continuar sistematicamente apresentando o meu melhor trabalho, se eu não for profissional e cumprir meus compromissos e até - infelizmente - se alguém mais poderoso não for com a minha cara e resolver me ferrar. Mas essa dificuldade para a profissão pode - e vai!- mudar; tenho certeza. Este blog é um meio para isso. Para que de alguma forma, aos poucos, o senso comum consiga entender o valor do roteiro/roteirista e as coisas se acertem.

Mas, de toda sorte, minha história começou em 1991 quando, ao acaso, acabei fazendo um teste para ser ator na novela Felicidade, de Manoel Carlos. Uma amiga da minha mãe dividia apartamento com a atriz Viviane Pasmanter e sabia que estavam procurando uma criança para ser filho dela na novela. Ao ver uma foto minha, perguntou se poderia me indicar para um teste. Alguns meses depois eu estreava como o "Alvinho" e em 10 anos fiz 9 novelas na Rede Globo, um filme e uma mini-série. Com bastante sucesso; alguns dizem que fui o maior ator mirim da minha geração, o que muito me orgulha.

Então SIM, conhecia gente do meio. Mas isso não basta. Estudei roteiro, me formei em Cinema pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e comecei a batalhar por trabalhos, estagiando aqui e ali e aos poucos fazendo conexões com algumas pessoas e aproveitando oportunidades que surgiam. E assim, com uma pessoa perguntando "conhece algum roteirista?" e outra dizendo "poxa, tem o Dudu, ele é ótimo" fui caminhando e conseguindo os trabalhos e ficando mais conhecido como roteirista no meio.

Achou muito inorgânico demais? Sem procedimento?

Sim. E é assim mesmo. A pessoa que pretende ser roteirista tem que entender que é uma carreira e não uma profissão. A boa notícia é que para diretor - que é o que você disse que quer buscar - há um caminho mais suave! Existem sim "cargos", caminhos, procedimentos.  É mais fácil.

Em breve vou elaborar mais sobre o Roteirista e sua "carreira" na seção "Mercado". Fiquem ligados!




2) Como se capta recurso nesse país? Cara, você de repente nem percebeu, mas pela sua pergunta você no fundo já sabe como é: neste país capta-se dinheiro para produzir obras cinematográficas; não investe-se dinheiro em obras cinematográficas para retornar lucro com sua exibição.

O que isso significa? Dificilmente usa-se em produções o que chamamos de "dinheiro limpo", aquele que é diretamente empregado por quem paga a conta: o Produtor.  Por que? Porque a realização de um longa-metragem é muito custosa - um filme de baixo orçamento custa de 1 a 4 milhões de reais - então, aqui no Brasil, onde a indústria cinematográfica é toda muito pequena - a quantidade de salas é muito pequena (sem entrar no mérito de quantas salas são de propriedade empresarial brasileira), a quantidade de filmes é muito pequena...- não temos empresas com capacidade de investimento deste vulto recorrente.

Foi aí que o governo criou um mecanismo através do qual as grandes empresas de outros ramos, nacionais e multinacionais, poderiam pegar o dinheiro que naturalmente elas "perdem" anualmente para o imposto de rendae alocar/investir em produções culturais diversas. Deste forma, ao invés de ver o dinheiro ir pro "lixo" (será que precisa de aspas mesmo?) tem sua marca exposta em um produto que pode ser visto por várias pessoas etc. e tal

Somando a este mecanismo os editais culturais (de empresas privadas e orgãos governamentais de cultura etc.)  e, eventualmente, quando você se articula bem, investimentos "limpos"/diretos de empresas privadas... se faz um filme!

Ufa.

Deu pra entender?

Se é preciso ter uma produtora forte por trás? É preciso ter uma produtora, ponto. Existe um orgão que regulamenta esta transação toda (ANCINE) e só com uma produtora pode-se fazer este trâmite. A parte do "forte" sempre ajuda, pois há muitas minúcias neste processo. Existe a figura do "captador", que é alguém fera em leis e sabe enquadrar os projetos bem e também um contato com o mercado para identificar empresas que tenham verba de imposto de renda sobrando etc. Então, sendo você um diretor, pessoa criativa tal qual o roteirista (ei, somos melhores amigos! bate aqui!), eu diria pra você encontrar uma produtora que tenha alguém com esse tipo de aptidão. Tente não se envolver muito, porque vai te sugar a vida e você precisa da cuca fresca pensando no principal: a história!

Só uma última nota: Não estou dizendo que não devem haver Diretores-Produtores. Acho ótimo que o Roteirista e o Diretor sejam produtores do filme, pois eles são os únicos profissionais que terão seu trabalho requisitado (e influído/afetado) por todas as etapas de um filme. No entanto, deve haver um Produtor-Produtor. Esta especificade de "de onde vem o dinheiro" deve ser dada pra alguém que esteja vendo isso de forma principal. O Diretor/Roteirista não pode ter isso como prioridade.


Muito obrigado pela pergunta! Desculpa se respondi de forma muito longa, mas achei que valia a pena!


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários