BRAINSTORM: Gif animados

By Eduardo Albuquerque - 2/12/2015


Se você me perguntar, o .Gif animado é a maior expressão visual da era digital e vendo este vídeo do interessantíssimo canal PBS Idea Channel - indicação do Vicente em um comentário em outro post – fiquei pensando: ok, fato que ele está se fazendo presente plasticamente em veículos audiovisuais, em especial o mais audiovisual de todos, o vídeo clipe. Mas... e narrativamente?

Como Brainstorm hoje, proponho pensarmos como uma linguagem tão relevante quanto a do Gif animado pode ser inserida/absorvida/espelhada/utilizada em uma estrutura narrativa de roteiro.

Se você está pensando “Ué, mas já fizeram isso...”, é verdade. Meu filme preferido de todos os tempos “Groundhog Day” (no Brasil, Feitiço do Tempo), mímica narrativamente, de certa forma, um gif animado, mesmo que eles só tenham sido inventados alguns anos depois (será que foi criado inspirado neste filme clássico de Harold Ramis?). Mas se dizem que “a História repete a si mesmo”, no cinema “a história é a mesma, só que diferente”. Quais outros elementos de um filme podem ser construídos se assemelhando a um gif animado? *

Deixe a sua viagem aí nos comentários! Bora trocar uma idéia!


*Não se preocupem se, mais uma vez, não entenderem onde estou querendo chegar, pois nem eu sei. Brainstorm é assim... se soubermos onde queremos chegar, não é brainstorm; é “quebrar a história”, preencher o beat sheet.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários