Transforme seus amigos em seus melhores... erm... amigos!

By Eduardo Albuquerque - 2/09/2015



Entao você terminou o seu roteiro. O ato 1 tá indo direto ao ponto, deitando todas as regras desse universo, deixando claro qual vai ser o desafio. O ato 2 taca o leitor de pára-quedas em um mundo novo e super engajante (seja comédia ou drama), e no ato 3 você trouxe tudo de volta pra casa com o seu personagem principal se mexendo para superar todos os obstáculos. Muito bem!

Mas antes de entregar seu trabalho para quem quer que seja (o produtor que comissionou, o concurso de roteiro ou seja lá qual for seu plano) não fique com medo de mostrar o resultado pros seus amigos. Se você tiver amigos roteiristas, melhor ainda, claro. Um amigo roteirista vai saber apontar melhor questões complexas, a troca é sempre valiosa. Mas estou falando da galera leiga mesmo.

Cada um reage de uma forma, então também esteja pronto pra tirar alguma coisa deles. Se imagine um repórter! Nem que sejam perguntas brandas (qual personagem você mais/menos gostou? E cena? Onde você riu? Onde não riu? O que você achou mais confuso?) Você acaba tirando algo disso, pois a percepção dos outros pode não ser tão igual a sua. Nem que seja pela curiosidade mesmo.

Não só quando o roteiro está pronto. Durante, e até antes de começar, você pode usar aquela orelha amiga. A verdade é que ficamos muito donos-da-nossa-própria-verdade enquanto escrevemos e é impressionante como ao verbalizar algumas coisas com pessoas que não estão por dentro do babado, acabamos abrindo mil janelas na nossa cabeça. São incontáveis as vezes que eu fui externar pra minha namorada um problema que eu estava encontrando num roteiro e antes mesmo de acabar de explicar, só por ter vocalizado, os homenszinhos do fundo da minha cabeça já tinham mandado um fax com a solução.

O papo com os outros só te beneficia. Não fique com medo de “alguém ler e copiar”, isso é besteira e até amadorismo. É não acreditar no seu potencial. Idéias tão aí no ar pra todo mundo pegar, mas 5 entre 5 “montadores de pula-pula” vão escrever um roteiro de uma maneira diferente. Registra pra ficar de boa, divida e aprenda. Só cuidado pra não alugar as pessoas também! Ninguém merece o amigo roteirista pegajoso e inseguro. Trate-os com carinho, afinal, são seus amigos e você ainda vai escrever muito nessa vida, espero eu!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários