BRAINSTORM: Trailers

By Eduardo Albuquerque - 3/31/2015




Trailers possuem uma natureza narrativa meio específica. Rola uma matemática de mostrar trechos irados do filme para motivar o espectador a ir ao cinema, mas sem entregar muito. Uma arte tão difícil quanto a de ser sexy sem ser vulgar. Por conta disso, sem muita fidelidade com o desenrolar lógico da trama do filme, alguns trailers acabam dando apenas “cheiros” e a mente humana aplica-os à matéria que mais lhe apetece.

Eu cansei de ver trailers que me levaram para um lugar X só para depois, ao ver o filme, perceber que, na verdade, o filme é, todinho, lugar Y. Não em clima/tom. Nisso aí, o trailer pode até aumentar ou diminuir a intensidade, mas não pode nunca apontar algo dissonante (ex: filme de aventura vendido como filme de suspense). O que quero dizer é que muitas vezes minha mente completou os espaços com resoluções de trama mirabolantes (ou apenas diferentes), que na hora h não condiziam com as escolhidas pelo filme.

Então proponho isto como exercício de Brainstorm para hoje: pegue estes trailers que estão por aí na roda neste momento. Anota num papel mais ou menos o que você acha que rola neste filme a partir do que você viu no trailer. Depois, quando o filme sair, compare o que acontece de fato com o que você achava que aconteceria. O interessante não é “acertar” o que aconteceu. Não julgo mérito de quem acerta. Quase demérito do roteirista, que fez uma parada meio óbvia ou do montador de trailer, que entregou tanto do filme a ponto de não ter mais nada para te surpreender. O legal dessa brincadeira será ver, especialmente quando rolar um volume de comparações trailer-filme, para onde sua mente normalmente vai, te ajudando a se entender criativamente melhor. Será que você sempre dá soluções pé no chão? Será que você é mais dramático? Fora que você também terá uma porção de pequenas histórias/tramas/soluções/possibilidades para usar nos seus próprios (e futuros) roteiros!

Deixa eu começar pra mostrar como funciona:


O elemento do trailer deste "Tommorrowland" que me despertou curiosidade, sobre o qual não se tem todas as explicações, foi a moedinha. Eu imagino que essa moedinha que a menina pega a leva para aquele mesmo lugar, só que no futuro. Que há algum tipo de organização presente (da qual o George Clooney faz parte) que tem acesso a este futuro distópico (aparentemente via mecanismos diferentes da moedinha) e interferem nele para que o presente seja alterado positivamente e caminhemos enquanto humanidade para um futuro utópico. Mas tem bad guys que querem esta tecnologia para fins malvados. O conceito de poder ter acesso ao futuro (uma viagem no tempo sem deslocamento do corpo e sim dos arredores) é bem legal; mais uma pro brainstorm específico de viagem no tempo.

Quando o filme sair a gente compara!

E vocês? Fiquem à vontade pra brincar nos comentários com outros trailers!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários