Q&A

Q&A 13/03/2015

By Eduardo Albuquerque - 3/13/2015

Todas as sextas-feiras eu respondo perguntas enviadas pelos leitores do blog. Se quiser me mandar uma, acesse este link e aperte enviar (ou tente nos comentários!).

Vamos ao desta semana!

Gostaria de saber mais as funções da galera dos créditos. Por exemplo: Por que um ator se envolve na Produção Executiva, por exemplo? O que ele ajuda/ganha?

Pelife

Meu caro Pelife,

Antes de tudo, temos que levar em conta que não há nenhum sindicato ou qualquer tipo de organização no Brasil arbitrando créditos. A ANCINE não tem nada com isso. Que eu saiba, créditos não são nem obrigatórios - uma vez ouvi de alguém bem experiente e proeminente na indústria que os créditos são apenas uma cortesia de vaidade aos envolvidos com a produção. O que é engraçado, pois, apesar disto, créditos são negociados, tipo: ator que tem em contrato "top billing", ou seja, que o nome dele venha antes dos outros atores.

Falo isso porque com essa falta de centralização - Brasil sil sil! - o significado de créditos varia. Cada um nomeia quem quiser para a função que convir. Então, especialmente no campo da produção, que é o campo mais abstrato mesmo, rola muita confusão. Produtor associado, produtor executivo, co-produtor, diretor de produção, gerente de produção, produtor de linha, produtor de locação, produtor assistente, assistente de produção, produtor... damn! Eu mesmo não sei dizer o que é cada coisa.

Mas na teoria o Produtor Executivo no cinema deveria ser uma pessoa ligada ao dinheiro, que faz a ponte da criação com o dinheiro no sentido prático da coisa. Entendedor de leis e do mercado, ele tem que ser um cara bom de administração, que entenda como quantificar de forma generalizada o lado criativo dentro da realidade orçamentária estipulada pelo Produtor e tem de ter os meios (seja só comprovando à fonte pagadora a necessidade do dinheiro, seja captando de outras fontes) para conseguir os recursos necessários à produção. Então é meio por isso que você vê muito Ator pegando este crédito. Ele pode usar do prestígio/contato prévio com o mercado publicitário, ou o que seja, para conseguir uma verba pro filme. Ou, simplesmente, dependendo do tamanho desse ator, ele resignou ao seu polpudo salário aliviando a produção deste peso. Esse é o jeito que ele ajuda. O que ele ganha? Bom, na prática a felicidade de ver a obra feita, e na teoria, dinheiro. Na teoria pois (i) o filme tem que dar lucro e dificilmente o dá de forma que pague a estes caras mais do que eles "perderam" ou "deixaram de ganhar" e (ii) só se for algum acordo desta maneira, pois, em geral, no Brasil, o Produtor Executivo não participa da bilheteria, ganha apenas o salário dele por fazer a função. Eu, por exemplo, nunca entrei neste crédito, mas negociei participação na bilheteria nos dois filmes que vendi. E quem fez a Produção Executiva só teve seu cachê para fazê-lo (que provavelmente deve ser mais dinheiro do que eu verei com a bilheteria, mas tudo bem...).

Então, o que significa isso tudo? Nada. Você pode colocar "Mestre cinematográfico - Pelife" na sua produção que ninguém reclamará.

Se tiver algum Produtor Executivo lendo isso aqui, dê seus 20 centavos nos comentários!

Espero que tenha ajudado. E que eu tenha acertado.

Nem eu sei =X

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