Q&A

Q&A 20/03/2015

By Eduardo Albuquerque - 3/20/2015

Todas as sextas-feiras eu respondo perguntas enviadas pelos leitores do blog. Se quiser me mandar uma, acesse este link e aperte enviar (ou tente nos comentários!).

Vamos ao desta semana!

Apesar de haver uma lei obrigando a TV fechada a ter programas produzidos no Brasil, pq é tão difícil achar um? Seria falta de pessoal? Falta de roteiro bom? etc

Edward

Fala, Edward!
Olha você aqui de novo!

Falta de pessoal, de certo que não. A cada ano faculdades formam mais profissionais para o mercado. Falta de roteiro bom? Desde quando isso foi um impeditivo? Olha eu aqui! =P

Mas sério... Não acho que seja difícil achar um. Talvez você apenas não esteja os percebendo.

Digo isso pois acho que a chave é perceber que a lei a qual você se refere (Lei 12.485) estabelece uma cota de programação brasileira na TV paga, mas não necessariamente tipifica o formato dela, ou seja, talvez você julgue que é difícil de achar um pois está pensando no formato de ficção serializada, mas aqueles programetes "what's on" da vida, por exemplo, estão contando como programação brasileira. O que importa é ser realizado por uma produtora brasileira, com profissionais brasileiros. Mesmo que esteja falando sobre os novos filmes americanos. Sacou?

Eu acho que ainda é incipiente, a lei é de 2011 e ainda está em período de implementação - a obrigatoriedade ainda não está sendo tão cobrada, pois leva-se tempo para todo mundo começar a fazer e veicular, né? No entanto, acho que já se faz notar uma diferença. O lance é que série de ficção é o tipo de conteúdo mais caro e trabalhoso possível, mas sem dúvida você já consegue ver muito reality show, revista eletrônica, docs do discovery channel etc. produzidos aqui no Brasil.

Abraço!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários