Q&A

Q&A 24/07/2015

By Eduardo Albuquerque - 7/24/2015

Todas as sextas-feiras eu respondo perguntas enviadas pelos leitores do blog. Se quiser me mandar uma, acesse este link e aperte enviar (ou tente nos comentários!).

Vamos ao desta semana!

Seus textos são muito bons! Descobri hoje, mas já li alguns.
Minha pergunta é sobre festivais/concursos. Qual a sua opinião sobre eles? É válido? Se conseguir uma boa "colocação", rende alguma visibilidade? Tem alguma experência para compartilhar sobre o tema?
Valeu! Um abraço

Ricardo Zastrow
Joinville/SC


Caraca, eu to pop em Santa Catarina! Terceiro Q&A seguido vindo deste estado maravilhoso! Poxa, Ricardo, muito obrigado; que bom que você está gostando.
Espero que continue lendo e participando!

Olha, não tenho nenhuma experiência particular, mas posso falar de amigos e conhecidos e coisas que vejo por aí.

Festivais e Concursos são coisas bastante diferentes. Festivais lidam com o momento posterior de um filme, certo? É uma instância de "exibição" da obra pronta e, claro, se for um festival bacana, de renome, ou que conte com presenças interessantes (tanto no comitê julgador, como convidados e/ou participantes) pode ser muito legal para você roteirista nem só pela visibilidade, mas também (e acho que principalmente) pra troca de idéias e melhor noção de quem é quem. Sempre bom conhecer seus colegas e outras pessoas do mercado para, com o tempo, ir construindo relações que possam render novos trabalhos. Além disso, alguns festivais premiam em dinheiro vinculado a novos projetos, o que é ótimo. Então, sublinho de novo, dependendo de qual Festival; sim, pode te dar alguma visibilidade e te colocar em contato com pessoas.

Já nos concursos de roteiro, uma instância de desenvolvimento/pré-produção, o buraco é mais profundo. Se lá fora já é mais ou menos, aqui no Brasil é quase nulo. São muitos poucos os concursos, o envolvimento de pessoas influentes no mercado é mínimo, a porcentagem de roteiros de longas premiados que foram realizados deve ser 0,2% e até mesmo o dinheiro, que deveria ser o principal nestes casos, é muito pequeno, não vale a pena.

Em ambos os casos faço o comentário cultural de que aqui é Brasil. É da gente esta noção de que "o 2º lugar é o primeiro dos últimos", então - ainda mais notando que é um universo tão pequeno - me parece inútil se preocupar com o desempenho em Festivais e Concursos, pois, com tudo isso, só o primeiro lugar importaria. É a única "boa colocação" possível.

Dito isso, tenho percebido uma preocupação muito latente em todo mundo que fala comigo sobre roteiro via site com "o roteiro como um produto". Pretendo escrever especificamente sobre isso já na próxima semana, mas abro a discussão rapidamente aqui, pois sua pergunta está de alguma forma dentro deste espectro. Concurso pode ser um meio de propulsão da carreira, um festival pode ser um meio de promoção da carreira... mas percebam: é você e não o roteiro! Vejo que muita gente não entende que o "ativo", o que as pessoas do mercado querem comprar (e você tem que vender), é o ROTEIRISTA e não o roteiro! 99% dos produtores e pessoas que podem realizar filmes já tem seus projetos pessoais; o que eles querem é alguém com habilidade de transformá-los em roteiro. Então, ainda que importante, o seu roteiro é só porta de entrada pra verem o quanto você manda bem e te encherem de trabalhos. Portanto, concursos e festivais, em sua essência, não vão fazer nada por você. Você que vai. É legal botar estrelinhas no seu currículo, mas a estrela, na real, é você. Seja num festival como porta de entrada, num chopp no BG, num café numa livraria ou onde mais for, o importante é você aproveitar as pequenas chances de encontro e relacionamento e ser agradável e atencioso para aos poucos ir surgindo alguma oportunidade e, em todas as vezes que isso acontecer,
estar com a escrita afiada para que, além de você mesmo, outras pessoas estejam elogiando e recomendando você e o seu trabalho.

Abraços e boa sorte!

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Perfeito! Concordo. O "produto" não é o roteiro, e sim o roteirista. Ter o seu roteiro (seu spec script) transformado em filme, acho beeeemmmm difícil. Mas, se você escreve bem, sabe criar uma boa narrativa, personagens consistentes (em sua inconsistência...) e isso chegar a um produtor (via concurso ou mesmo envio do trabalho à produtora... eu enviei...) acredito que haverá uma grande jornada a ser empreendida. Todos querem boas histórias, bons contadores de histórias. Acho que a "indústria" nacional de cinema está se formando. E teremos espaço aí para bons roteiristas.

    ResponderExcluir