CAIXA ALTA

By Eduardo Albuquerque - 8/03/2015




Mas, afinal... quando se usa CAIXA ALTA numa descrição de cena?

Às vezes parece que eu fico em cima do muro, mas é que a maioria das coisas de um roteiro se respondem assim mesmo: você usa quando achar necessário.
A caixa alta é usada para destacar algo. É esta a função dela e nada mais. Portanto, cabe a você sentir quando e o quanto necessita o uso.

Beleza, mas QUAIS são as formas de usá-la?

Olha, numa longa leitura (são 110 páginas!) você acaba tendo que utilizar este artifício para manipular a cadência de quem lê, dando ênfase a certas coisas que não podem passar batidas nem para o leitor que está tentando curtir a leitura, nem para o profissional que precisa destas direções para fazer o seu trabalho (ator, diretor e departamento de arte). O nome de um personagem que entra em cena, um objeto de cena que alguém pega ou até um adjetivo ou um verbo que merece ser lido (e depois visto) de forma mais "grave"; tudo isso é disposto em caixa alta.

Tentei juntar todos estes exemplos nesta descrição:
EXT. CALÇADÃO DE PRAIA MOVIMENTADA - DIA
FERNANDA, escondendo a cara de vergonha, anda ao lado de ROBERTO, que traja, orgulhoso, uma PUTA EREÇÃO em sua sunga! Uma VELHA tateia o chão com uma BENGALA e de tão impressionada com a cena, TROPEÇA e cai!

E como VOCÊ faz?

Faço meio do jeito que falei acima, talvez a única coisa que eu não faça como a maioria é a questão dos personagens. Eu gosto de usar caixa alta sempre com o nome do personagem, mesmo que ele já tenha sido citado na cena. Acho que isso vem do meu tempo de ator, pois nas leituras reparava que os atores (eu mesmo fazia isso) meio que queriam passar logo para a próxima fala e passavam batido nas linhas de ação/descrição de cena. Só que elas estão ali por um motivo, geralmente para cadenciar o ritmo das falas; então acho sempre importante destacar o personagem para que chame a atenção do ator e ele saiba que ele tem que fazer alguma coisa ali. Que não é pra correr para a próxima fala.

  • Share:

You Might Also Like

6 comentários

  1. Sou roteirista também (atual temporada de Malhação) e no nosso caso, usamos negrito, mas a ideia é a mesma. Parabéns pelo blog(site), vi na materia da Globo.com e curti! grande abraço, Diego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Diego!
      Que legal ver você por aqui! Temos muito em comum: roteiro, música, Paulo Pilha (que é meu amigo e soube que você é fã também hehe)...

      Brigado pela visita e fique à vontade pra voltar sempre. A Sala é nossa!
      Abraço!

      Excluir
  2. Mas a caixa alta precisa ser usada toda vez que o personagem for citado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! Tem gente que nem bota caixa alta nunca no personagem. EU sempre coloco em caixa alta (na linha de ação somente! no diálogo é normal), porque gosto. Mas, como falo no post, não tem regra e o costume é só botar caixa alta na primeira vez que o personagem aparece, pra chamar atenção à existência dele.

      Excluir
  3. Deixa eu ver se eu entendi caixa alta é quando se escreve o nome dos personagens em letra maiuscula?

    ResponderExcluir