O que move um personagem?

By Eduardo Albuquerque - 5/09/2016




Fiquei essas duas últimas semanas sem postar por motivo de: mudança. Mudança é uma daquelas coisas que é bom, mas é ruim. Ao mesmo tempo, você recomenda e não recomenda. E aí, pensando nessas coisas tão narrativas que simultaneamente nos prendem e nos liberam - às vezes concomitantemente, às vezes alternadamente - pensei no que faz um personagem se movimentar numa história e cheguei à conclusão que são somente duas coisas: o medo e o desejo.

São duas faces de uma moeda que se influenciam, se provocam e promovem dinâmica à história. O personagem que tem um desejo grande de fazer alguma coisa, uma vez feita, muito possivelmente terá medo de perder esta coisa. E quem está feliz em ser medroso, quem não tem o desejo de se libertar disso?

Portanto, post rapidinho só pra dar essa dica: seu personagem/história estão paradões, sem risco na trama, sem dinâmica nos movimentos? Observe se ele tem algum medo, algo a perder OU se ele tem um desejo forte, um sonho para buscar. Entenda qual é o tipo de história que você tá contando e invista na escolha entre o medo e o desejo (e, se necessário, pra história não ficar enfadonha, vá sequenciando fatos para trocar o medo e o desejo e vice-versa) Todo mundo se movimenta em uma direção ou por medo, fugindo daquilo, ou por desejo, indo de encontro ao que quer.

  • Share:

You Might Also Like

4 comentários

  1. Não nos deixe sem conteúdo, haha
    Você criou uma necessidade.
    Sempre acompanhei o blog e só quando passou pela cabeça que ele poderia ficar esquecido, foi que me manifestei aqui, então saiba, você tem seguidores silenciosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importante saber! E importante os seguidores silenciosos se manifestarem sempre! Ano passado eu tinha um ritmo mais forte de postagem, né? No mínimo dois posts por semana, às vezes SEIS posts numa semana! Não pretendo parar de postar, mas é bom ler incentivo e, principalmente, ver participação nos comentários e compartilhamentos de link por aí, para que dê aquele gás extra na hora de pensar pautas para posts e de arrumar um tempo entre todos os meus afazeres profissionais (e remunerados!) para escrever algo por aqui. Acho sempre que uma boa forma de manter o site fresco é mandando perguntas no Q&A, o que me força a pensar em respostas e geralmente me faz pensar em outras questões e temas que merecem serem discutidas e aí acabo fazendo outros posts. Mais uma vez: obrigado pelo carinho, Gabriel!

      Excluir
  2. Sim! Entro todos os dias. A página está inclusive na página inicial do google, ao lado do g-mail, G1 e x... ops. Brincadeiras à parte, curto muito ler teus posts. Mesmo que não esteja me dedicando à escrita de roteiros no momento, ele me ajuda a descontrair um pouco no dia-a-dia (teus textos tem um humor certeiro) e também me ajudam nos meus textos da página no facebook. Keep walking.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho!!!
    Sucesso sempre! Pra todos nós!

    ResponderExcluir