GloboLab

By Eduardo Albuquerque - 7/04/2016




90% de chance de você já ter ouvido falado do GloboLab. Só se falava sobre isso quando da divulgaçao do edital. Propositalmente fiquei de fora da discussão das resguardadas que o programa fazia para que os autores participassem do projeto - sim, elas são abusivas; mas é assim que a Globo age e sempre agiu. It is what it is; ninguém tá te obrigando a participar. As regras são essas, se adequa ou cai fora. Não interessa muito que você ache justo ou não. Quando for eles correndo atrás de você (e não o contrário) você tenta fazer suas resguardadas também. Parte da nossa maturidade como indivíduos é saber quando é o nosso momento de tomar no cu e quando é o momento de comer. Desculpe o linguajar. Mas sempre tive uma posição muito tranquila quanto a Globo, tendo história  profissional de sobra com ela tanto como ator quanto como roteirista. Reconheço que seu monopólio não é nenhum pouco saudável pro mercado, mas tenho zero paciência pros choros direcionados a ela. Muito mais culpada do que ela são os concorrentes, fracos/medrosos toda vida, incapazes de se organizar e arriscar sério. Mas esse é outro assunto...

O que importa é que o GloboLab foi a frente e agora tá rolando finalmente algo sobre o qual vale gastar linha! É uma webserie de 10 episódios que retrata como foram os encontros dos 20 selecionados junto ao "corpo docente" da Rede Globo. Enquanto escrevo esse post já se passaram 5 episódios e achei muito bacana para os leitores deste blog que escrevem, mas nunca botaram sua escrita narrativa à prova; seja colocando na roda do mercado - concursos, prospectando junto à produtoras/criativos - seja buscando feedback de amigos e outros roteiristas. A webserie nem vai à fundo nisso, mas dá uma pequena mostra de como é difícil você botar a cara a tapa. Escrever é sempre abrir a porta do coração e esta porta é daquelas de velho-oeste; ela vai e volta. É foda; dói. Mas te faz melhor! Se o projeto não (acontece!), com certeza te faz um autor melhor.

Fora que tem muita gente boa lá dando feedback (Marcius, Maurício, Dani, Nina...) e os caras tão dando reforço em coisas importantes (Bíblia, Pitching...), então assista a webserie aqui nesse link pra ver um pouco como é o ambiente de criação coletiva (não é bem um writer's room, mas é quase lá), conhecer pessoas relevantes no nosso meio que não são "famosas" pro mundo externo, aprender/reforçar alguns conceitos! Se os caras iam "roubar" seu direito patrimonial - se você vai viver de uma única idéia, ser roteirista não é uma boa profissão pra você - pelo menos agora tão te dando umas aulas de graça!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários