Q&A

Q&A 26/08/2016

By Eduardo Albuquerque - 8/26/2016

Todas as sextas-feiras eu respondo perguntas enviadas pelos leitores do blog. Se quiser me mandar uma, acesse este link e aperte enviar (ou tente nos comentários!).

Vamos ao desta semana!

Olá, tudo bem? Estou no processo de me tornar MEI, mas não consegui encontrar na lista de profissões aceitas nenhuma na qual eu me enquadrasse como roteirista. Como devo me registrar? Obrigada

Atenciosamente,
Lívia Magalhães

Olá, Livia
Tudo bem?

Triste notícia pra você: nossa profissão não é regulamentada pelo governo, então não se encontra a denominação "roteirista" no MEI. Teoricamente você não deve se registrar lá.

Teoricamente.

Porque, cara... também não existe no sistema de SIMPLES a denominação de serviço "roteiro" e todo mundo passa suas notas no guarda-chuva de audiovisual, mas com designação tipo "transporte", "fotografia", "fonografia"... Doideira, né? Mas é o nosso (burro) sistema. Então, por que não fazer o mesmo e pegar um MEI de... sei lá, tradutor, editor de video, whatever... e passar a nota só colocando na descrição do serviço o roteiro da mesma forma como é feito na SIMPLES? Li duas pessoas no facebook outro dia que diziam que faziam isso e não tinham enfrentado ainda problemas.

Mas sei lá, conversa com um contador. Anyway eu não poderia fazer isso, pois a MEI tem um limite baixo de faturamento no ano (60 mil), mas se não, eu veria isso bem, porque ninguém merece a burocracia, a dor de cabeça e a dor no bolso que é ter uma empresa no Brasil.

Até existem petições como essa para que sejam incluídas algumas funções no sistema. Acho que esse é um dos bons serviços que um sindicato dos roteiristas deveria fazer. Um belo de um lobby pra trazer seguranças/reconhecimentos como esses. Acredito que seria algo relativamente fácil, pois não atrapalha ninguém; pelo contrário! Ajuda o fisco no controle também, não custa nada. É só acrescentar uma linha no sistema. Mas em se tratando de Brasil... nunca se sabe.
Alguém que lê o blog sabe dar alguma informação mais quente sobre isso? Fala aí nos comentário e ajude nossa colega!


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários