Associação Brasileira de Autores Roteiristas

By Eduardo Albuquerque - 8/30/2016


Duas das mais representativas organizações de roteiristas, a AR-Associação dos Roteiristas e a AC-Autores de Cinema se uniram e agora são a ABRA-Associação Brasileira de Roteiristas e Autores.

Essa fusão vem sendo discutida há um tempo. Participei de um encontro de um grupo de Roteiristas do Rio de Janeiro com a vice-presidente da AR (Sylvia Palma) no segundo semestre de 2015 e foi comentado naquela época que haviam conversas nesse sentido. Em Dezembro foi aprovada a fusão e semana passada o site deles entrou no ar, porém ainda não foi feito um anúncio oficial nem publicado o estatuto da nova organização, o que não me permite fazer uma análise mais aprofundada. No entanto, fuxicando o site há já algo bastante alvissareiro, caso se confirme assim, que é o fato de não haver mais cobrança de anuidade para seus membros. Pelo que entendi, basta

Ter escrito, sozinho ou em parceria, pelo menos um roteiro para TV, Cinema, Rádio ou Internet.

Ou ser um roteirista contratado por uma emissora ou produtora contratada.

Esta nova organização ainda não é o que eu sonho - nem a sua forma de atuação, nem seus requisitos de associação - mas sem dúvidas é um passo à frente; até rumo a esse lugar que considero como ideal. Afinal de contas, melhor ter um grande bloco unido de roteiristas pleiteando as coisas, do que vários pulverizados dando sinais confusos, às vezes incrongruentes. E, no mínimo, a não cobrança anual ajuda a Associação a ter mais número (representatividade) pra sentar com os poderes e lutar por melhores condições de toda a classe.

Acompanhemos de perto e boa sorte à ABRA!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários