Brainstorm: The Fermi Paradox

By Eduardo Albuquerque - 1/15/2015



A coçada na cabeça de hoje (qual a boa tradução para Brainstorm?) vem de um artigo de um site que podia toda vez figurar aqui nessa seção tamanha a variedade de originalidade de seus artigos e estudos. Recomendo muito o site waitbutwhy.com como um todo, mas por enquanto leia só o artigo “Fermi Paradox”.

Vai lá. Eu espero.

Leu?

Wow, né?

Dá pra falar horas sobre o texto, dá pra encontrar diversos ângulos/recortes à partir desta teoria e começar aquele roteiro, livro, série, conto, até música! Essa é a beleza desta seção “Brainstorm”; um assunto/fato etc. que pode tocar cada cabeça de uma maneira. Uma idéia – “objeto” imaterial - pode ser desdobrada e consolidada em algo físico (de novo roteiro, livro, série, conto...) de mil formas diferentes.

Se você me pergunta, o que mais me toca no Paradoxo é a questão do “Great Filter”. Uma lição de humildade para a raça humana que me leva para muitos caminhos. Na maioria das vezes até sem relação com o paradoxo em si. Sem sci fi ; a simples quebra de noção de que estamos no topo do nosso jogo. É algo que gera muito drama. Gosto dessa concepção Trekker de que é possível não estarmos preparados para esse contato, de estarmos sendo poupados, pois, de fato; iríamos ficar MALUCOS se soubéssemos que na verdade tem mais 'coisa' por aí ou, pior, por aqui (o que seria muito creepy... ). E a possibilidade é giga: dizem que quando os portugueses chegaram aqui, os índios não os avistaram até eles chegarem muito perto e reconhecerem homens-indivíduos em cima das caravelas. Supostamente, pelo fato das caravelas serem um signo muito avançado para os índios brasileiros - que nem roda sabiam fazer ainda; só fogo - o cérebro não conseguia processar aquela informação. Levando este fato para o campo da energia/matéria; será que o mediunismo como "conhecemos" não seria exatamente isso? Pessoas que conseguem ver além do Great Filter?

Ao mesmo tempo, puxando o Great Filter para a outra ponta: e se formos a coisa mais avançada que tem por aí? Não seria uma droga? Esse é o melhor que podemos ser? Tão pouca luz...

Resumindo: esse artigo me faz pensar como a discussão sobre a existência de vida extra-terrestre é conduzida de forma superficial por dodóis e fetichistas. É a cobertura "Ego.com.br" da cor do olho do ET e da nave que ele usava versus uma cobertura mais egocêntrica, encontrando no outro uma percepção de contraponto para nós, a raça humana. Em que momentos estamos? Pra onde podemos ir?

E você? Esse artigo acendeu algum tipo de lâmpada na sua cabeça? Qual?

  • Share:

You Might Also Like

5 comentários

  1. Wow. Irado o texto do "Fermi Paradox". Achei bem interessante seu texto e o artigo por trás dele. Me lembrou um pouco um canal que eu e o Kim temos acompanhado no youtube: https://www.youtube.com/channel/UC3LqW4ijMoENQ2Wv17ZrFJA.

    Quanto ao seu questionamento, já vi professores meus traduzirem Brainstorming para chuva ou tempestade de ideias.
    Curti muito o blog e essa coluna, keep going.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Vicente!
      Dei uma conferida no PBS IDEA CHANNEL que você recomendou. Muito legal! Mas fiquei bolado que tem gente que pronuncia "jaif" e não "guife" (.GIF)!

      Hmm, sei lá, não gosto de tempestade de idéias. Quem quer isso? Um bando de idéias caindo do céu e você tendo que desviar delas - "Oh, não, lá vem uma idéia de um Sex and the city brasileiro! Pula!"
      Vamos encontrar um termo melhor! Tenho certeza!

      Que bom que você está curtindo! Continuarei. Espero que continue acessando e comentando também.

      Abraços

      Excluir
  2. bizarro esse texto hein!!! mto bom ! bjs kiri

    ResponderExcluir
  3. [Não li o texto inteiro, talvez essa minha ideia está lá, mas foi a primeira coisa que pensei ao fazer uma breve leitura]

    Parece que se existem outros planetas (mais antigos) como a Terra, com seres humanos como os que vivem aqui na Terra, eles provavelmente se desenvolveram ao longos dos milhares de anos da mesma maneira como nós o fazemos, o que significa que eles também provavelmente destruíram todos os recursos naturais oferecidos pelo planeta deles (como nós estamos fazendo) e tudo foi a extinção antes de poderem atingir um nível de evolução que possibilitasse a comunicação com outros planetas da vasta galáxia. Fica a dica, terráqueos.

    ResponderExcluir
  4. UPDATE PRA QUEM SÓ CHEGOU AGORA NESTE TEXTO (ou ficou com preguiça de ler o artigo):
    video maneiro explicando a teoria https://www.youtube.com/watch?t=363&v=sNhhvQGsMEc

    ResponderExcluir