Q&A

Q&A 27/02/2015

By Eduardo Albuquerque - 2/27/2015

Todas as sextas-feiras eu respondo perguntas enviadas pelos leitores do blog. Se quiser me mandar uma, acesse este link e aperte enviar (ou tente nos comentários!).

Vamos ao desta semana!

 E aí, Edu?

Tive o prazer de conhecer sua sala e devo dizer que me senti bem confortável nela. Só posso parabenizá-lo pela iniciativa. mas tenho uma dúvida e gostaria que você pudesse esclarecer. No seu post, "Roteirista, pessoa jurídica", você aconselha aos iniciantes a inscrição no MEI. Concordo que seria uma ótima opção. Porém atividades intelectuais não foram contempladas na lista de profissões permitidas, incluindo a nossa. Minha pergunta é: você já conseguiu  se cadastrar no MEI? Como? Alguma dica?

Atenciosamente,
Duda Xavier

Fala, Duda!
Muitíssimo obrigado pela sua mensagem! Fico MUITO feliz de saber que você está curtindo a NOSSA Sala. Sabia que o investimento nas cadeiras acolchoadas valeria a pena; elas são mesmo bem confortáveis, né? Espero ver mais de você por aqui!

Sobre sua pergunta: caramba... não é que é verdade? Como disse no post, minhas empresas são SIMPLES antes de tudo por conta da época que foram criadas - nem existia o MEI ainda - e quando soube da criação desta nova organização de figura jurídica, vi que o faturamento seria baixo em relação ao que já estava conseguindo ganhar. Portanto, nunca me aprofundei nesta questão, vi só o "geral" e coletei com amigos editores de video etc. um parecer do que eles estavam achavando, se era maneiro e tal. Aí você mandou essa pergunta, fui pesquisar mais a fundo a lei e... fiquei tristão.

É um cristalino exemplo de como nossa profissão é desprestigiada, não é? Tipo; tem Abatedor de aves (ABATEDOR DE AVES!!!) nas descrições de profissões aptas ao MEI, mas não tem Roteirista!

Então, respondendo a sua pergunta: não, infelizmente não tenho nenhuma dica de como enquadrar roteirista no MEI. Talvez, o mais próximo de uma dica é fazer exatamente o que estamos fazendo neste site e, especialmente, neste post: discutir, se conhecer, conviver, se organizar e se unir!

Por isso reitero o quão feliz fico de receber as perguntas aqui no Q&A e participações nos comentários de pessoas como você. Posso parecer meio positivo demais (que triste existir algo como "positivo demais") - o mais maldoso diria que posso parecer deslumbrado - mas acredito de verdade que este site pode ser um ponto de encontro pra melhorar e valorizar o papel do roteirista no Brasil; dentro e fora do seu meio. São pequenos passos e uma longa jornada. Mas se chamarmos nossos amigos e colegas pra entrar nesta Sala e aos poucos nos entendermos, tenho convicção de que conheceremos os nossos denominadores comuns e, juntos, poderemos perseverar e ter NO MÍNIMO o respeito que um Abatedor de Aves possui. Não é pedir muito.

Portanto, panfletando mesmo, falo com você que está aí lendo esta troca: Eu e Duda e muitos outros cansamos de ficar no canto sendo o "escritor(a) esquisito(a) lá" e através deste espaço, vamos buscar nosso espaço. Aos poucos a Sala vai enchendo, mas nunca ficará lotada. Tem muita cadeira e guloseimas pra ficarmos à vontade e pelo tempo que for necessário. Espero que você use a sua voz e se una a nós nesta idéia!

Não precisa nem falar; tudo que você precisa fazer é o que você faz melhor... escrever!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários