Follow up ESPM

By Eduardo Albuquerque - 5/18/2015



No último dia 12, terça-feira, fui convidado pela direção da ESPM Rio para comparecer ao evento de lançamento do curso de Graduação em Cinema e Audiovisual da instituição. Realizado no "campus" da escola e exclusivo para a imprensa, o evento foi aberto por Flavia Flamínio (diretora geral da ESPM) e Eduardo Ariel (coordenador do curso de Cinema e Audiovisual) com uma apresentação do projeto acadêmico do curso e, depois, seguiu para uma mesa de debates sobre o Rio e o mercado audiovisual e suas perspectivas, moderado por Pedro Curi (ESPM) com a presença de Mariana Ribas (diretora da Rio Filme), Pedro Butcher (colaborador da Filme B), Koca Machado (do Grupo Sal) e Hadija Chalupe (professora da ESPM).

Minha impressão inicial sobre o curso foi confirmada: trata-se de um curso voltado ao cinema e audiovisual como mercado integrante de uma cidade-marco da economia criativa no Brasil. Não será um curso que se encerra no cinema como atividade artística e sim atividade empreendedora. E isso é ótimo e faz muito sentido; faltava esta formação mais pragmática por aqui, afinal o audiovisual brasileiro - que contribui com mais de R$19 bilhões por ano para a economia do país e é pilar importante da Indústria Criativa, cujo PIB responde a 2,7% do PIB nacional - tem o Rio de Janeiro como sua indubitável capital.

Apesar de estar claro que o curso nasce de uma análise de necessidade de mercado, a ESPM já vinha de antes estendendo seus tentáculos e tocando de uma forma ou outra o audiovisual com sua habilitação em Animação dentro do já existente curso de Design, com a pós-graduação em Gestão de Entretenimento e em projetos como a Escola de Séries em parceria com o SEBRAE - fora as intercessões naturais de jornalismo e publicidade e propaganda. Portanto, fica claro que não se trata de uma "aventura" acadêmica ou modismo; a ESPM e seu curso de cinema e audiovisual parecem bem estruturados o bastante para atuar perenemente como um importante player na nossa indústria. Com isso, chego à conclusão que trata-se do primeiro curso "moderno" de cinema do Rio de Janeiro. Legal.

Fiquei pensando se um vestibulando que pretende ser roteirista não poderia se beneficiar de fazer um curso com esta pegada, haja visto que, de toda forma, nenhum outro curso de universidade no Rio é totalmente direcionado ao roteiro. Se a formação não vai ser "completa" do lado artístico-técnico, por que não fazer um curso que será mais completo na outra ponta, a empreendedora? Não sei. O tempo e a força das cadeiras de Roteiro da grade curricular da ESPM dirão. Outra opção seria complementar com cursos técnicos renomados como os da Darcy Ribeiro e a AIC, que mesmo muitos alunos da PUC, Estácio e UFF acabam fazendo. Mas, como tempo é dinheiro e ambos são escassos para a maioria das pessoas, um curso 100% recomendado para roteiristas (Cinema com Habilitação em Roteiro, não? Não?) ainda é sonho.

De toda forma, ainda uma boa opção para roteiristas e excelente para produtores e gestores de audiovisual. As inscrições para o primeiro vestibular já estão abertas. Mete bronca, futuro colega de profissão/meio! Nos vemos no mercado!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários