Q&A

Q&A 01/05/2015

By Eduardo Albuquerque - 5/01/2015

Todas as sextas-feiras eu respondo perguntas enviadas pelos leitores do blog. Se quiser me mandar uma, acesse este link e aperte enviar (ou tente nos comentários!).

Vamos ao desta semana!


Olá, Eduardo, tudo bem?
Sou formada em Letras, muito criativa e cansei de todo mundo me mandar escrever....rs
Resolvi fazer um curso de extensão no Senac, para entender o processo de construção de roteiros. Pergunto: Basta gostar de escrever, ser criativo, basta um curso de extensão?? Me dá uma dicas!!! Please!

Valeu.
Ana Cleia

Olá, Ana Cleia
Você é xará da minha querida avó, então já gosto de você de cara!

Então, nem isso (curso) precisa, pra dizer a verdade. O indispensável você diz já ter - muita criatividade e gostar de escrever. O que é determinante pra virar um roteirista é você passar a reparar, compreender e dominar a estrutura e a dinâmica narrativa do roteiro para, depois, desenvolver a técnica de produção de um roteiro. Um curso de extensão, com certeza, pode te ajudar nesta tarefa, mas você pode também fazer isso sozinha, catando material aqui e ali, lendo muito roteiro, vendo muito filme e, com muita força de vontade, refletindo sobre tudo isso. Não conheço este curso especificamente, mas o SENAC é uma instituição séria, com bastantes cursos legais, então imagino que este possa ser bacana e te acelerar este processo, pois é difícil - ainda mais em português - ficar catando coisas confiáveis/boas relativas a roteiro.

Convido-te, humildemente, para dar uma lida no site todo - aproveita que é um espaço recente, não são tantos posts - que tem alguns posts por aí com dicas pragmáticas pra esse começo. De cara lembro deste, essa semana teve esse, rolou essa série de 4 posts e semanalmente rolam posts novos neste estilo na sessão que eu chamo SOS Roteirista. Então é só acessar sempre pra aprofundar, pois conhecimento estanque é apenas informação. Só quando debatemos, discutimos etc. que compreendemos, aprendemos, apreendemos e sedimentamos, de fato, como conhecimento.

Aguardo seus comentários nos posts pra aprendermos juntos!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários