Você está sempre vendendo

By Eduardo Albuquerque - 6/30/2015


Da explanação do seu ponto de vista para o seu writing team, ao pitching de uma história para o showrunner, passando até pelo email que você envia com seu tratamento final para os produtores... você está SEMPRE vendendo.

Esse é o mínimo de "marketeiro" que devemos saber ser . Nós temos que saber sempre os pontos fortes e fracos do que fazemos, saber o que funciona ou não, o que é fundamental ou não, para podermos esconder ou destacar de forma a seduzir as pessoas envolvidas a conduzir o projeto pro caminho certo. Mais do que isso; você pode até tirar o corpo fora e dizer que é um "artista" e, portanto, vender não é a sua função ou que a obra deve se vender sozinha, mas o fato é que se não o fizermos, não conseguiremos nem realizar esta obra que estamos tentando fazer. E nem é este fardo também, po! É zero projetar imagem e sim apresentar a substância. Temos que vender as qualidades do nosso produto. Ninguém vende carro dizendo que é uma das 10 maiores causas de morte no mundo, foca-se no que de bom ele pode trazer, né? Te levar a lugares, te economizar tempo e dar conforto à toda família.

Então, para que nosso trabalho seja ainda mais eficiente, não basta escrever da melhor forma possível o seu roteiro. Tem que saber sentir os momentos, enxergar as opções e aproveitar as oportunidades. Pra essa pessoa vai funcionar melhor se eu vender meu tratamento com muito entusiasmo, empolgando-a à achar incrível ou fazendo pouco caso para que ela se surpreenda ao ler? Esta nova idéia/noção/título no meu roteiro... melhor propôr friamente, apresentando como cheguei lá ou inserir sem ninguém perceber as pistas no meio da conversa/brainstorm pra no final arrematar como se tivesse sido por todos para que se sintam co-autores?

Mas como fazer isso? Não há uma resposta correta ou incorreta. Tem gente que funciona bem de um jeito, tem gente que funciona de outro. Mas a noção de que tudo é uma venda é importante. Você nunca pode ser blasé no modo como lida com a apresentação das suas idéias/trabalho. Você tem que estar sempre vendendo.

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Ótimo texto Eduardo. Parabéns!

    Não conhecia e o Blog e fiquei feliz em ver mais um espaço para abordar essas temáticas, com muita qualidade, faço questão de ressaltar.

    Sou de Recife/PE e tenho um grande apreço pelo humor, até já escrevi algumas coisas mas nada profissional. Tenho certeza que esse será um ótimo espaço para troca de experiências.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Pedro! Que bom que você está gostando! Espero te ver mais vezes aqui nos comentários.

      Abraço!

      Excluir