O Roteirista e as fases de um projeto - Pré-Produção

By Eduardo Albuquerque - 8/24/2015


 
Quem dera o filme se auto-criasse e chegasse subitamente ao colo dos espectadores. Uma obra cinematográfica passa por 5 etapas bem diferentes entre si e o trabalho de um roteirista, pelo menos idealmente, é necessário em todas elas. Porém cada fase exige coisas diferentes de você. Tanto físicas quanto emocionais.

Nesta série de 5 posts falarei um pouco sobre o papel do roteirista - sua função, postura, dedicação e contrapartida - em cada fase de uma obra audiovisual. O post de hoje é sobre pré-produção.

A pré-produção nada mais é que o momento que compreende do "captamos algum dinheiro! Vamos começar a contratar mais gente e planejar como vai rolar essa filmagem!" até o "depois de amanhã é o primeiro dia de filmagem".

Função: Este é aquele momento análogo ao primeiro ano do segundo grau (pelo menos foi assim na minha época), onde os hormônios vão agindo e as meninas e os meninos desenvolvendo e de repente a menina mais desejada é ultrapassada por uma que ninguém reparava (mas que agora tem seios grandes) ou o menino anjinho que começa a brincar de campo minado na cara (espinhas) e a voz fica escrota indo do agudo ao grave em um nanosegundo. Você, que tava se achando o cara - e era mesmo! - agora não é mais tão rei. Logo se vê tendo que fazer seu trabalho em função do trabalho dos outros. Adaptando o que você escreveu (e todo mundo dizia que era lindo) para o que chamamos de "realidade". O produtor de locação chegou à conclusão que é impossível fazer esta cena numa ponte por cima de um rio à noite; você tem que encontrar um novo local possível pra essa cena e adaptá-la. Só podemos pagar 5 diárias de um certo ator pois seu cachê é muito grande; você tem que cortá-los de algumas cenas e adaptá-las. E por aí vai.

Postura: Este é o momento que exige mais maturidade da sua parte. Você não deve se esquecer nunca que o cinema é um esporte coletivo e isso não é o seu sonho e sim seu trabalho. Então DESAPEGUE! Entenda que o objetivo é o filme ser realizado e as outras pessoas tem muito a acrescentar. Claro, lute pelo que você acredita ser o melhor pro filme, mas se abra às mudanças, mesmo as não-desejadas por todo mundo e entenda que este é o jogo: se virar com o que tem e fazer o melhor disso.

Dedicação: Ainda é grande, mas po, pelo menos já há um tratamento base; você só está aprimorando algumas partes e adaptando outras de acordo com os problemas que as pessoas novas vão trazendo pra você.

Contrapartida: Você ainda está recebendo aqui, pois está escrevendo. Lembre-se, a cada tratamento, receba um dinheirinho. É assim que deve ser.


Veja outros posts da série "O Roteirista e as fases de um projeto"
Primeira fase: Desenvolvimento
Segunda fase: Pré-Produção
Terceira fase: Produção

Quarta fase: Pós-Produção
Quinta fase: Lançamento

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários