1 ano de Sala dos Roteiristas!

By Eduardo Albuquerque - 1/11/2016


 
Happy BurfDay, Sala!

Um ano atrás o primeiro post deste blog foi ao ar e desde então eu tenho tido o prazer de conversar com pessoas do Brasil todo sobre roteiro e o mercado audiovisual brasileiro para roteiristas! Pensei que para comemorar esta marca seria legal fazer um post-estatística desta jornada, uma espécie de prestação de contas do que foi feito, para que entendamos de onde estamos vindo e consigamos mirar pra onde queremos ir.

Vamos por partes.

  • Conteúdo  
Temos até hoje, sem contar este post, um total de 152 postagens no blog. Isso dá uma média de 0.4 posts por dia. Distribuindo estes posts por seção, temos:

SOS Roteirista (45)
Miscelânea (34)
Mercado (33)
Q&A (30)
Brainstorm (14)
A esperança é a última que morre (5)
Sobre (1)

Ou seja, o perfil do blog tem sido um pouco de "apoio" ao roteirista. Especialmente se você juntar as três seções SOS Roteirista + Mercado + Q&A (que não deixa de ser uma ferramenta disto; um jeito de roteirstas fazerem perguntas para tirarem suas dúvidas). Elas juntas dão 108 posts, ou seja, grosseiramente quase 70% das postagens do blog visaram ajudar de alguma forma os roteiristas e escritores com técnicas de escrita e noções de mercado.

Miscelânea (que inclui Resenhas, Estreia e coisas que não cabem em outras seções; como este post!) vem com 34 posts, Brainstorm (uma proposta criativa pra oxigenar os neurônios) com 14 e meu jabá pessoal do meu filme A esperança é a última que morre, que foi lançado esse ano, recebeu 5 postszinhos.

  • Acessos
Ao todo foram quase 30 mil acessos, uma média de 82 acessos por dia. Os dias que mais posto são segunda, terça e sexta. Quarta e quinta vem depois com bastante distância, Sábado uma vez em nunca e Domingo acho que só postei UMA vez.

Quanto ao acesso específico aos posts, o top 10 dos mais acessados são:

Os documentos de um Longa: Escaleta (1103)
Os documentos de um Longa: Argumento (388)
O processo criativo de SANTO FORTE - parte 1 (329)
Os documentos de um Longa: Beat Sheet (247)
O processo criativo de SANTO FORTE - parte 2 (193)
Livros de Roteiro (163)
Quebrando Arcos, Temporada e Outline (117)
O Showrunner e a Sala dos Roteiristas (113)
CAIXA ALTA (110)
Q&A 16/01/2015
(110)

Este top 10 diz muito. É aquele sentimento bittersweet. É um pouco triste a composição dos mais populares e a disparidade do número de acessos do primeiro pro segundo; uma demonstração de como nosso mercado realmente é incipiente quanto aos mecanismos didáticos relativos ao roteiro. Não por culpa dos roteiristas, mas aquela coisa da falta de unificação, do glossário do que é o quê. A procura absurda pelo post de Escaleta e de Argumento se deu porque são os dois documentos pedidos em todos editais do mercado e o próprio mercado não chega a uma conclusão unificada do que ele entende como Escaleta e Argumento. Cada um diz "pode/não pode" isso ou aquilo numa Escaleta/num Argumento. E aí o roteirista vai procurar na internet definições pra tentar se basear nelas. Porque isso me põe pra baixo? Porque me parece uma discussão idiota, documentos úteis pro processo criativo individual do roteirista (no máximo compartilhado com o produtor se ele for uma pessoa hands on) mas não para a produção/viabilização do roteiro. O beat sheet - que é, de fato, o documento de linguagem narrativa cinematográfica - passa ao largo do mercado e seus importantes players. Mas enfim; é doce e fico feliz porque, com tudo isso, cá estamos nós, tentando jogar uma luz e influenciar de alguma maneira senão uma solução, pelo menos, uma discussão acerca destes temas.

A quantidade de SOS Roteiristas nessa lista (6 de 10) também diz muito. Por muito tempo o "Livros de Roteiro", um dos primeiros posts do blog, foi o líder. Sem querer tirar nada do "CAIXA ALTA", mas ele só tá aí porque foi postado num dia que o link do blog saiu numa entrevista que dei e aí bombou. O "Q&A 16/01/2015" não sei também porque está aí... acho que foi um dos primeiros e aí ficou alto no Google... sei lá. Aliás, com este Q&A, cabeça a cabeça, estava disputando o "Trabalho e não sonho"... uma pena ele não ter entrado, pois junto com o "Quebrando Arcos, Temporada e Outline" me deixou bem feliz de estar lá em cima, pois sei que é um material e uma visão que não é nunca abordada por aqui e muito necessária. Que bom que tem sido vista! Assim como os do Processo Criativo, que é algo que acho muito legal; ver a experiência pessoal de cada um para não ficar tão preso apenas à minha. Espero poder fazer mais outros desse no futuro!


  • Interatividade
Foram 177 comentários até agora. Uma média de 1.16 comentários por post. Considerando que muitos destes comentários foram meus, respondendo os comentários/perguntas feitas por leitores, posso dizer que este número não me agrada nem um pouco. Tenho que melhorar isso, pensar em conteúdos que sejam mais interessantes para o público, que propiciem discussões nos comentários etc. Ou será que o que tenho que melhorar não é o conteúdo e sim a forma de expô-lo? Ou são as duas coisas? Seja o que for tenho que continuar focado nisso, uma vez que o debate é parte essencial no desenvolvimento da compreensão dos conteúdos e da nossa evolução individual como storytellers. O nome é "Sala dos Roteiristas" também por esse motivo; quando discuto meu trabalho/minha história/meu roteiro/minha carreira com colegas eu SEMPRE me sinto mais forte, mais preparado para a tarefa. A conversa é parte fundamental da nossa profissão. Os autores de livros são muitas vezes retratados como reclusos, gênios anti-sociais que somem do mapa e aparecem magicamente tempos depois com um manuscrito incrível que só precisa ser publicado para ganhar as ruas e a fama... e isso pode até ser verdade pra eles, mas não para nós. Cinema é um esporte coletivo, lembram? Você necessariamente vai ter que conversar sobre diversas coisas com diversas pessoas, então - e especialmente entre nós, que historicamente estamos enfraquecidos e desarticulados no mercado audiovisual brasileiro - é especialmente importante que façamos o esforço de papear entre nós. Bora conversar! É uma festa; pega um pedaço de bolo e manda a ver ali nos comentários!

O muito legal é que estou atingindo muitas áreas longe do eixo Rio-São Paulo. Por algum motivo - eu acho que é Deus me mandando um sinal pra eu me mudar pra lá... - tem uma máfia de Santa Catarina muito presente aqui na Sala. É o estado mais ativo aqui depois de RJ-SP. Em compensação, não tivemos nenhuma visita nos seguintes estados: Acre (depois reclamam quando fazem a piada de que ele não existe =P), Amapá, Maranhão (o que é caído, pois minha cunhada é de lá; vou reclamar com ela!), Rondônia e Roraima. Internacionalmente os EUA são líderes absolutos, o que é natural, mas... 86 acessos da Russia?! E não deve ser robô do Google não, porque a média de permanência é de 2,25 minutos! Muito louco.

Então é isso! Que venha o próximo ano e continuemos este espaço de maneira ainda mais bacana! Parabéns e obrigado a todos vocês que fazem da Sala este lugar que muito me orgulha!

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Parabéns Eduardo! Essas estatísticas são ótimas mesmo, e também me surpreende essa colocação de Santa Catarina nos teus números. Bom sinal... pra nós aqui do sul. Espero que se reverta em grandes obras num futuro próximo. Grande abraço e sucesso sempre! (tô na correria aqui com as duas crianças, por isso... mas escrevo numa página do facebook, chama Sobre Filhos e Filmes. No momento, mmuuuuito mais sobre filhos...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Zas! Brigado pela sua constante visita e contribuição aqui nos comentários e Q&A's! Tomara que outros do sul aparecessam mais nos comentários e comecem um movimento bacana por aí!

      Que maneira a page do face! Já dei like; vou divulgar! Sucesso pra você, querido!

      Excluir